quinta-feira, 30 de maio de 2024

9º ano - Arte - 30/05/24 - Recados

  Oiiiii!!!!! 😃

Henri, traga na próxima aula, a colagem baseada em Henri Matisse concluída. 

Victória, lembre de trazer o trabalho sobre Art Noveau e a colagem de Henri Matisse.

Todos: trazer uma pinça.

Até a aula 😘

segunda-feira, 27 de maio de 2024

8º ano - Arte - 27/05/24 - recadinhos

  Oiiiii!!!!! 😃

Só pra dizer que continuaremos com as esculturas em jornal.

O empapelamento terá que ser concluído na próxima aula

Próxima aula: pintura

Até lá 😘

7º ano - Arte - 27/05/ 24 - Idade Média

 Oiiiiii!!!!! 😃

Na proxima aula vamos continuar falando sobre a arte na IDADE MÉDIA.

Abaixo, um pouco sobre o conteúdo da última aula👇👇👇👇👇

 Idade Média

A Idade Média inicia-se em 476 (séc V) com a queda do Império Romano no Ocidente, devido às invasões germânicas, e se estende por 10 séculos. Seu fim aconteceu com a queda do Império Romano no Oriente  em 1453 (séc XV), devido às invasões e à tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos. Foi cerca de um milênio de lentas mudanças econômicas e politicas.

Devido a constantes invasões germânicas, as populações migraram para o campo e a agricultura tornou-se a base política, social e econômica. A unidade do Império Romano desapareceu e o seu território foi retalhado em feudos que se estenderam por todo o continente europeu. Todos esses fatores deram inicio ao FEUDALISMO, sistema político, social e econômico que se instalou na Europa medieval. 

A arte medieval foi marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas e os vitrais eram formas de ensinar a população um pouco mais sobre a religião. 

A Igreja católica, já organizada nas últimas décadas do Império Romano, tornou-se a instituição mais importante da Idade Média, devido à progressiva conversão dos germânicos ao Cristianismo e à grande quantidade de propriedades agrícolas que ela possuía. O papa era reconhecido como autoridade máxima e a arte e a cultura eram dominadas pela igreja. A arte centralizava-se nos mosteiros.

As construções românicas (grande parte igrejas e mosteiros) se caracterizam pela utilização de abóbada de berço e abóbada de aresta, pela predominância de linhas horizontais, pela solidez de suas paredes com pequenas janelas, criando ambientes escuros e sombrios.

Construções Românicas








A escultura românica, está ligada à arquitetura e á religião. São esculpidos relevos e estátuas-colunas para ornamentar as paredes que aparecem no interior e nas fachadas das construções. Seus relevos mostram cenas do novo e do velho testamento, o juízo final, figuras de animais fantasiosos e demônios (que representam as tormentas que os pecadores sofreriam após a morte).









Tanto a escultura como a pintura românica retratavam temas religiosos, pois, numa época que existiam pouquíssimos letrados (pessoas que sabiam ler), a igreja recorria à arte para transmitir os ensinamentos religiosos.
Parte da pintura românica é desenvolvida sob a forma de murais, pois as construções apresentavam paredes com poucas e pequenas janelas que possibilitavam grandes superfícies para serem trabalhadas. Geralmente utilizavam a técnica do AFRESCO, ou seja pintura feita sob parede com o reboco ainda fresco. Daí o nome afresco.







As pinturas românicas eram deformadas e desproporcionais. Cristo sempre era pintado em tamanho maior que as outras figuras próximas a ele. Seus braços e mãos tinham proporções exageradas, para acentuar o gesto de abençoar, seus olhos eram arregalados, simbolizando intensa espiritualidade.
As cores na pintura românica eram vivas e chapadas e os perfis eram bem marcados.
A pintura também aparece em manuscritos na forma de ILUMINURAS, ou seja, ilustrações de textos com cores vivas, ornamentadas com ouro e prata. As iluminuras podem ser letras iniciais dos textos (letra captular), folhagens e folhas colocadas nas margens de textos, figuras ou cenas.






Enquanto a arte românica se desenvolvia, o mundo medieval começava a passar por mudanças. O comércio expandiu-se. Muitas cidades, entre elas, Gênova, Barcelona e Marselha, transformaram-se em grandes centros comerciais, deslocando assim, a vida social, antes centrada no campo, agora para a cidade.
A arte românica se desenvolveu até o início do século Xll, quando surgiram as primeiras mudanças que mais tarde resultaria numa grande mudança na arquitetura. e um novo período: o GÓTICO.

Gótico se originou na França e se espalhou por várias regiões. O clima religioso daquela época favoreceu a construções bem altas, que refletiam o desejo de ascensão espiritual.

Características das construções góticas. 

As igrejas góticas possuem 3 portais. No portal central, a ROSÁCEA (vitral circular) presente em quase todas as igrejas góticas.


Os arcos apresentam uma quebra na parte superior, formando uma pontinha. Passam a ser chamados de ARCO GÓTICO ou ARCO OGIVAL.

A abóbada mais usada é a de aresta ou nervurada.


As paredes, que antes, no período românico, eram grossas, passam a afinar e transformam-se em vitrais coloridos, deixando assim os ambientes bem iluminados.


Tanto as esculturas românicas como as góticas são ligadas às paredes e colunas. 
No período românico, elas são entrelaçadas e bagunçadas com figuras demoníacas e sofrimento. Já as esculturas góticas, são organizadas, verticalizadas e com figuras de santos, anjos e profetas. Elas são mais eretas, acompanhando a verticalidade da arquitetura gótica. Em ambos os períodos, o tema é religioso.

Um artista importante desse período foi Ambrigiotto Bondone, mais conhecido como Giotto. Grande parte das suas obras são AFRESCOS que decoraram várias igrejas italianas.






Outro grande artista foi Jan Van Eyck, mais conhecido como Van Eyck
Van eyck aperfeiçoou a técnica da pintura a óleo e conseguiu reproduzir com nitidez as gradações de tons e cores, dando ilusão de luz solar em suas pinturas. Suas obras se destacam pela riqueza de detalhes e cores fortes. 

  






Os vídeos abaixo estão relacionados às nossas aulas sobre a Idade Média. Assistam todos para fixar os conteúdos e divirtam-se.


O que são as gárgulas



Como eram feitas as iluminuras


Como fazer um afresco em casa



Como se fazem os vitrais



Como fazer um" falso" vitral em casa

terça-feira, 21 de maio de 2024

9º ano - Arte - 21/054/24 - Henri Matisse

 Oiiiii!!!!! 😃

Traga na próxima aula, a colagem baseada em Henri Matisse concluída. 

Victória, lembre de trazer o trabalho sobre Art Noveau.

Vamos começar o trabalho com a nova técnica (espero que dê certo, pois nunca testei, rsrsrs). Traga uma pinça.

Agora um pouco sobre o nosso artísta Henri Matisse

ASSISTA



Até a aula 😘


8º ano - Arte - 21/05/24 - recadinhos

 Oiiiii!!!!! 😃

Só pra dizer que continuaremos com as esculturas em jornal.

Espero que o empapelamento seja concluído na próxima aula

Até lá 😘

7º ano - Arte - 21/05/24 - Mímica e pantomima

 Oiiiii!!!!! 😃

Na próxima aula vamos começar assunto novo: Idade Média

Agora um pouco sobre o que falamos em aula sobre mímica e pantomima.

Assista.

Mímica e Pantomima


Mímica




Pantomima



Divirta-se





Até a aula 😘

6º ano - Arte - 27/05/24 - As 7 maravilhas do mundo antigo

Oiiiii!!!!!😃

Na próxima aula vamos fazer um debate sobre arte egípcia. ESTUDE.

Ainda falando sobre pirâmides, elas são umas das 7 maravilhas do mundo antigo e a única que ainda existe. Aproveitem para saber um pouco sobre as 7 maravilhas do mundo antigo. Aqui em baixo 👇👇👇👇👇 tem algumas informações sobre elas.


 As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Pirâmides do Egito

Elas foram escolhidas no séc.II a. C. pelo poeta grego Antítaper entre as obras mais apreciadas por gregos e romanos. Dentre todas as escolhidas, somente as pirâmides do Egito ainda existem.



Pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em alvenaria construídas pela civilização do Antigo Egito.  Foram construídas como túmulos para os faraós e seus consortes durante os períodos do Reino Antigo e Médio.
   
                                       Jardins Suspensos da Babilônia

 
 



Os jardins suspensos da Babilônia foram construídos, supostamente, por ordem de Nabucodonosor, rei da Babilônia, no século VI a.C. A obra, aliás, é considerada uma das principiais construções arquitetônicas produzidas pelo monarca. Além disso, tais jardins eram compostos por 6 terraços em forma de andares.

Alguns registros antigos, inclusive, diziam que existiam passagens do palácio de Nabucodonosor para os jardins. Os jardins suspensos da Babilônia teriam sido construído por conta de sua esposa preferida, Amitis, que afirmava sentir falta da sua terra natal. Segundo a história, a mulher vinha da chamada Terra Média, que possuía belos campos e florestas.


Estátua de Zeus


Estátua de Zeus em Olímpia era uma figura sentada gigante, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego Fídias por volta de 435 a.C. no santuário de Olímpia, Grécia, e erguida no Templo de Zeus. A escultura tinha placas de marfim e painéis de ouro sobre uma estrutura de madeira, que representava o deus Zeus sentado em um trono de madeira de cedro ornamentado com ébano, marfim, ouro e pedras preciosas.


                                                    Colosso de Rodes

 

O Colosso de Rodes foi uma estátua do titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na cidade de Rodes, na ilha homônima, por Carés de Lindos em 280 a.C.. Uma das sete maravilhas do mundo, foi construído para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C.. 


Túmulo do rei Mausolo


O Mausoléu de Halicarnasso foi uma gigantesca construção feita para abrigar o túmulo do rei Mausolo, na Turquia. É também uma das sete maravilhas do mundo antigo. Mausolo foi um rei provinciano do Império Persa que se casou com sua irmã, Artemísia II. A capital de Caria, seu reino, era Halicarnasso.



Templo de Ártemis


O Templo de Ártemis era uma homenagem à deusa grega com o mesmo nome. Era localizado em Éfeso e destacou-se pela grandiosidade arquitetônica.


Farol de Alexandria



Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras. Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria.

Até a aula! 🎨








6º ano - Arte - 21/05/24 - Arte mesopotâmica e egípcia

 Oiiiii!!!!! 😃

Na última aula começamos os nossos estudos sobre arte mesopotâmica e egípcia. Na segunda-feira vamos dar continuidade a esse assunto.

Abaixo o conteúdo estudado em aula 👇👇👇👇👇

Arte Mesopotâmica e Egípcia


Arte Mesopotâmica

Como vocês já estudaram, o surgimento da escrita marcou o final da pré-história. Segundo estudos, o primeiro tipo de escrita foi a ESCRITA CUNEIFORME, criada pelos sumérios (um dos povos da Mesopotâmia).A Mesopotâmia é a região que se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.






Este é o Estandarte de Ur, espécie de história em quadrinhos da Antiguidade. Este estandarte foi feito pelos sumérios, povo que habitou a mesopotâmia entre 3200 a.c. e 2900 a.c.




Escrita cuneiforme


            

Muitos foram os povos que habitaram a Mesopotâmia: sumérios, acádios, assírios, babilônicos, hebreus, caldeus. Por ser um lugar de terras férteis, esses povos vieram para a Mesopotâmia em busca de um bom lugar para morar, e cada um trouxe a sua cultura, seus costumes, religião, hierarquia social e política. Muitas vezes aconteciam guerras entre eles pelo domínio de terras.
Como você pode observar nas imagens acima, a escrita era feita em placas de pedra ou argila chamada de ESTELAS.
Um pouco da arte mesopotâmica.


  


    

              

Da arquitetura mesopotâmica pouco restou porque, devido à dificuldade de encontrar pedras na região, as construções eram feitas de ADOBE (espécie de tijolo preparado com argila crua e secado ao sol). Dessa forma, além da fragilidade do adobe, a cada batalha, havia grande destruição. As ruínas das cidades de Persépolis são exemplos da arquitetura mesopotâmica.


  

  





Arte Egípcia


Outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo que os povos da Mesopotâmia. Por exemplo, os EGÍPICIOSA cultura egípcia se desenvolveu às margens do rio Nilo, da mesma forma que os povos da Mesopotâmia se desenvolveram às margens dos rios Tigre e Eufrates. Observe as localizações no mapa.



escrita egípcia chama-se HIEROGLÍFICA. Cada um dos caracteres (pequenos desenhos), são chamados de HIERÓGLIFO. Veja os exemplos abaixo: 



  


  


Dentre os povos da antiguidade, o egípcio foi um dos mais desenvolvidos. Conhecia a matemática, a astronomia, medicina, artes, etc. Era socialmente organizado em faraó, sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesãos, camponeses e escravos. Os ESCRIBAS (pessoas que sabiam escrever) tinham lugar de destaque na sociedade, pois podiam trabalhavam diretamente com o faraó. Eles eram treinados desde pequenos na arte da escrita.


Pirâmides



Quéops, Quéfren e Miquerinos são as 3 maiores e principais pirâmides. As pirâmides são construídas para abrigar o corpo do faraó após a sua morte. Além das pirâmides, existem também as mastabas e os hipogeus.




                                                       Mastabas                                                                                 

                                         



Hipogeu



                      



Crença

Os egípcios eram politeístas, esculpiam estátuas de vários deuses e em homenagem à esse deuses, construíam templos monumentais. Acreditavam que iriam viver em outro local após a morte e para isso se preparavam durante toda a vida. Os ricos, principalmente o faraó, construíam os próprios túmulos, como as pirâmides, as mastabas e os hipogeus. Havia também a preparação dos enxovais funerários formado por objetos de uso pessoal, joias, dinheiro, alimentos, perfumes, vasos, estátuas, pois acreditavam que precisariam de tudo isso na nova vida.


Sarcófago


    


Máscara mortuária de Tutancâmon
                   
                                                                     Anúbis concluindo a mumificação

                               Mumificação

  

  

              


Urnas funerárias.


Espécie de vasos em que eram depositadas as víceras desidratadas da múmia.

 


Os egípcios eram extremamente vaidosos, com conhecimento profundo de cosmética. Tanto homens como mulheres usavam maquiagem e tinham cuidados com o corpo a cabelos. Dominavam também a técnica de ourivesaria (arte de fazer jóias)


   

   


ARQUITETURA egípcia era grandiosa. Nobres, sacerdotes e faraó, viviam em palácios extremamente luxuosos, mas a motivação maior para a arte e a arquitetura foi sempre a religião.


    



A grande ESFINGE de Gizé


   


PINTURAS EGÍPCIAS

Cores predominantes: tons avermelhados próximo ao marrom, preto e branco. Quanto ao desenho, a LEI DA FRONTALIDADE está presente em quase todas as pinturas. Chamamos de lei da frontalidade o hábito de se desenhar os olhos e os ombros das pessoas sempre de frente para o observador e cabeça , pés e pernas de perfil, sendo as pernas, uma a frente da outra como se estivesse dando um passo para andar.
Observe as imagens:


          




    

Escultura Egípcia


As esculturas tem lugar de destaque na arte egípcia. Elas mostram faraós, rainhas, deuses, escribas e todo tipo de pessoa, mas sempre com rigidez na posição do corpo e rosto (sem expressões). Os homens eram representados de forma maior que as mulheres e com a cor da pele mais escura. 



                  

     

Escribas


           

O primeiro tipo de papel chama-se PAPIRO, pois é feito com a fibra da planta de mesmo nome.

   
  


Arte na Mesopotâmia


Assista aos vídeos abaixo, mas leve em conta que foram gravados durante a pandemia e aulas on line.




Arte Egípcia




Vídeo sobre as pirâmides





ARTE EGÍPCIA


Quer entrar dentro de uma pirâmide escalonada e dentro de uma mastaba? Então aventure-se nesse vídeo.




Processo de Mumificação




Mais vídeos interessantes

Conheça um pouco do 


Museu do Cairo




Surgimento da Escrita




Até a aula 😘




8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...