terça-feira, 21 de maio de 2024

6º ano - Arte - 21/05/24 - Arte mesopotâmica e egípcia

 Oiiiii!!!!! 😃

Na última aula começamos os nossos estudos sobre arte mesopotâmica e egípcia. Na segunda-feira vamos dar continuidade a esse assunto.

Abaixo o conteúdo estudado em aula 👇👇👇👇👇

Arte Mesopotâmica e Egípcia


Arte Mesopotâmica

Como vocês já estudaram, o surgimento da escrita marcou o final da pré-história. Segundo estudos, o primeiro tipo de escrita foi a ESCRITA CUNEIFORME, criada pelos sumérios (um dos povos da Mesopotâmia).A Mesopotâmia é a região que se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.






Este é o Estandarte de Ur, espécie de história em quadrinhos da Antiguidade. Este estandarte foi feito pelos sumérios, povo que habitou a mesopotâmia entre 3200 a.c. e 2900 a.c.




Escrita cuneiforme


            

Muitos foram os povos que habitaram a Mesopotâmia: sumérios, acádios, assírios, babilônicos, hebreus, caldeus. Por ser um lugar de terras férteis, esses povos vieram para a Mesopotâmia em busca de um bom lugar para morar, e cada um trouxe a sua cultura, seus costumes, religião, hierarquia social e política. Muitas vezes aconteciam guerras entre eles pelo domínio de terras.
Como você pode observar nas imagens acima, a escrita era feita em placas de pedra ou argila chamada de ESTELAS.
Um pouco da arte mesopotâmica.


  


    

              

Da arquitetura mesopotâmica pouco restou porque, devido à dificuldade de encontrar pedras na região, as construções eram feitas de ADOBE (espécie de tijolo preparado com argila crua e secado ao sol). Dessa forma, além da fragilidade do adobe, a cada batalha, havia grande destruição. As ruínas das cidades de Persépolis são exemplos da arquitetura mesopotâmica.


  

  





Arte Egípcia


Outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo que os povos da Mesopotâmia. Por exemplo, os EGÍPICIOSA cultura egípcia se desenvolveu às margens do rio Nilo, da mesma forma que os povos da Mesopotâmia se desenvolveram às margens dos rios Tigre e Eufrates. Observe as localizações no mapa.



escrita egípcia chama-se HIEROGLÍFICA. Cada um dos caracteres (pequenos desenhos), são chamados de HIERÓGLIFO. Veja os exemplos abaixo: 



  


  


Dentre os povos da antiguidade, o egípcio foi um dos mais desenvolvidos. Conhecia a matemática, a astronomia, medicina, artes, etc. Era socialmente organizado em faraó, sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesãos, camponeses e escravos. Os ESCRIBAS (pessoas que sabiam escrever) tinham lugar de destaque na sociedade, pois podiam trabalhavam diretamente com o faraó. Eles eram treinados desde pequenos na arte da escrita.


Pirâmides



Quéops, Quéfren e Miquerinos são as 3 maiores e principais pirâmides. As pirâmides são construídas para abrigar o corpo do faraó após a sua morte. Além das pirâmides, existem também as mastabas e os hipogeus.




                                                       Mastabas                                                                                 

                                         



Hipogeu



                      



Crença

Os egípcios eram politeístas, esculpiam estátuas de vários deuses e em homenagem à esse deuses, construíam templos monumentais. Acreditavam que iriam viver em outro local após a morte e para isso se preparavam durante toda a vida. Os ricos, principalmente o faraó, construíam os próprios túmulos, como as pirâmides, as mastabas e os hipogeus. Havia também a preparação dos enxovais funerários formado por objetos de uso pessoal, joias, dinheiro, alimentos, perfumes, vasos, estátuas, pois acreditavam que precisariam de tudo isso na nova vida.


Sarcófago


    


Máscara mortuária de Tutancâmon
                   
                                                                     Anúbis concluindo a mumificação

                               Mumificação

  

  

              


Urnas funerárias.


Espécie de vasos em que eram depositadas as víceras desidratadas da múmia.

 


Os egípcios eram extremamente vaidosos, com conhecimento profundo de cosmética. Tanto homens como mulheres usavam maquiagem e tinham cuidados com o corpo a cabelos. Dominavam também a técnica de ourivesaria (arte de fazer jóias)


   

   


ARQUITETURA egípcia era grandiosa. Nobres, sacerdotes e faraó, viviam em palácios extremamente luxuosos, mas a motivação maior para a arte e a arquitetura foi sempre a religião.


    



A grande ESFINGE de Gizé


   


PINTURAS EGÍPCIAS

Cores predominantes: tons avermelhados próximo ao marrom, preto e branco. Quanto ao desenho, a LEI DA FRONTALIDADE está presente em quase todas as pinturas. Chamamos de lei da frontalidade o hábito de se desenhar os olhos e os ombros das pessoas sempre de frente para o observador e cabeça , pés e pernas de perfil, sendo as pernas, uma a frente da outra como se estivesse dando um passo para andar.
Observe as imagens:


          




    

Escultura Egípcia


As esculturas tem lugar de destaque na arte egípcia. Elas mostram faraós, rainhas, deuses, escribas e todo tipo de pessoa, mas sempre com rigidez na posição do corpo e rosto (sem expressões). Os homens eram representados de forma maior que as mulheres e com a cor da pele mais escura. 



                  

     

Escribas


           

O primeiro tipo de papel chama-se PAPIRO, pois é feito com a fibra da planta de mesmo nome.

   
  


Arte na Mesopotâmia


Assista aos vídeos abaixo, mas leve em conta que foram gravados durante a pandemia e aulas on line.




Arte Egípcia




Vídeo sobre as pirâmides





ARTE EGÍPCIA


Quer entrar dentro de uma pirâmide escalonada e dentro de uma mastaba? Então aventure-se nesse vídeo.




Processo de Mumificação




Mais vídeos interessantes

Conheça um pouco do 


Museu do Cairo




Surgimento da Escrita




Até a aula 😘




Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...