6° ano,
Estudaremos:
- Os Francos.
Sem entregas!!
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AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - 21/10/21 - 5° FEIRA:
- Estudar os módulos 13 e 15.
ATENÇÃO, FAÇAM AS CORREÇÕES ABAIXO: 👇👇👇👇👇👇
Página 35:
1. Qual é a leitura que você faz do segundo mapa da página anterior, a partir das
legendas?
O expansionismo romano atingiu seu limite no século III e que, em 263 e 276, Roma assinalou perda de
território para os visigodos. Os legionários concentravam-se nas fronteiras e que, em alguns locais,
construíram fortalezas.
2. Ao analisarmos o mapa, é possível dizer que a obtenção de escravos aumentou? Por quê?
A partir da leitura do mapa, é possível dizer que a obtenção de escravos diminuiu, pois a expansão romana chegou até as fronteiras
fortificadas.
3. Quanto aos impostos recebidos pelos romanos, o que podemos inferir a partir do mapa?
Percebemos que a captação de impostos diminui, pois as regiões assinaladas em verde foram abandonadas pelos romanos, o que nos
permite inferir que essas mesmas regiões deixaram de pagar impostos aos romanos.
4. Quais povos estavam nas fronteiras do norte do Império Romano?
Jutos, anglos, francos, burgúndios, alamanos, vândalos, gépidas, visigodos, ostrogodos e alanos.
Página 47:
1. Em sua opinião, é correto relacionar aos hunos o termo “bárbaros”, assim como o fez
o autor em seu texto? Justifique sua resposta.
Durante muito tempo os termos “bárbaros” e
“barbarismo” eram atribuídos aos vizinhos, aos povos que estavam além das fronteiras romanas; os termos eram empregados
com sentido negativo, seu uso sinalizava clara intenção de denotar preconceito.
2. Descreva o vestuário de um huno.
Vestiam-se com um tipo de túnica de linho e com uma casaca de pele de ratazana do mato. Não usavam roupas de baixo e vestiam a mesma
túnica até apodrecer.
3. Retire do texto uma frase que justifique afirmação do nomadismo dos hunos.
“Eternamente nômades, habituavam-se desde a infância ao frio, à sede e à fome. Seus rebanhos acompanhavam-nos nas suas migrações,
puxando carros nos quais levam as famílias (...)”
4. Você pôde identificar preconceito por parte do autor em relação aos hunos? Justifique com
fragmentos do texto.
• “Ultrapassam em barbarismo (…)”.
• “Ignoram o uso da charrua”.
Páginas 50 e 51:
1. Qual é a principal informação do primeiro parágrafo?
A crise pela qual o Império Romano estava passando.
2. Quais informações importantes foram acrescentadas no segundo parágrafo?
Diante da crise pela qual o Império Romano estava passando, muitos proprietários de terras, para conseguirem trabalhadores, instituíram
o sistema de colonato, que substituiria o sistema escravista.
3. Os demais parágrafos do texto têm ligação com os dois primeiros?
Sim, pois o autor descreveu neles como era o funcionamento do sistema de colonato, que surgiu como opção para a crise das cidades
romanas exposta nos dois primeiros parágrafos.
4. Podemos identificar qual foi a intenção do autor ao escrever esse texto?
Sim, o autor mostra em seu texto como os romanos fizeram para resolver os problemas da falta de alimentos, da falta de escravos e das
invasões: por meio de um sistema denominado colonato.
5. Grife no texto de uma cor as vantagens do colonato para os mais pobres e de outra os benefícios
para os mais ricos. Não se esqueça de fazer uma legenda na margem da página para categorizá-las (FIZEMOS JUNTOS DURANTE A AULA).
6. Como você explicaria o funcionamento do colonato a alguém que não leu o texto?
Resposta pessoal.
Páginas 51 e 52:
1.Um dos efeitos das invasões germânicas sobre o território conquistado foi a
insegurança. Indique uma informação do primeiro parágrafo que confirme essa ideia.
Depois, explique de que modo a observação do mapa da página 49 permite compreender
melhor a ideia de que os germânicos e hunos faziam arrastões pelo continente.
“Na primeira metade do século V, a ordem do Império Romano foi destruída com a chegada dos bárbaros por todo o Oriente.”
“Apenas após saquear vários lugares, cada tribo germânica se instalava em local bem distante do seu ponto de partida.”
O mapa mostra que todos os povos invasores percorriam um longo caminho até estabelecerem-se em algum ponto do território romano.
2. Quais foram as dificuldades que os germânicos enfrentaram para administrar o território
conquistado?
Os germânicos nunca haviam criado um Estado com domínio territorial duradouro. A maioria dos povos germânicos não tinha linguagem
escrita, nem um sistema de propriedade estável.
3. Qual era a atividade econômica mais importante em Roma, na primeira metade do século V? E de
que forma os germânicos organizaram-se para dominá-la?
A agricultura era a atividade econômica mais importante. Eles recebiam as terras dos romanos e entregavam-nas a alguns poucos de seu
grupo, que passaram a compor uma aristocracia. Esses poucos recebiam colonos, subdividiam a propriedade em pequenas vilas e
empregavam soldados, que se transformavam em camponeses.
Prof. Thais
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