segunda-feira, 27 de maio de 2024

7º ano - Arte - 27/05/ 24 - Idade Média

 Oiiiiii!!!!! 😃

Na proxima aula vamos continuar falando sobre a arte na IDADE MÉDIA.

Abaixo, um pouco sobre o conteúdo da última aula👇👇👇👇👇

 Idade Média

A Idade Média inicia-se em 476 (séc V) com a queda do Império Romano no Ocidente, devido às invasões germânicas, e se estende por 10 séculos. Seu fim aconteceu com a queda do Império Romano no Oriente  em 1453 (séc XV), devido às invasões e à tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos. Foi cerca de um milênio de lentas mudanças econômicas e politicas.

Devido a constantes invasões germânicas, as populações migraram para o campo e a agricultura tornou-se a base política, social e econômica. A unidade do Império Romano desapareceu e o seu território foi retalhado em feudos que se estenderam por todo o continente europeu. Todos esses fatores deram inicio ao FEUDALISMO, sistema político, social e econômico que se instalou na Europa medieval. 

A arte medieval foi marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas e os vitrais eram formas de ensinar a população um pouco mais sobre a religião. 

A Igreja católica, já organizada nas últimas décadas do Império Romano, tornou-se a instituição mais importante da Idade Média, devido à progressiva conversão dos germânicos ao Cristianismo e à grande quantidade de propriedades agrícolas que ela possuía. O papa era reconhecido como autoridade máxima e a arte e a cultura eram dominadas pela igreja. A arte centralizava-se nos mosteiros.

As construções românicas (grande parte igrejas e mosteiros) se caracterizam pela utilização de abóbada de berço e abóbada de aresta, pela predominância de linhas horizontais, pela solidez de suas paredes com pequenas janelas, criando ambientes escuros e sombrios.

Construções Românicas








A escultura românica, está ligada à arquitetura e á religião. São esculpidos relevos e estátuas-colunas para ornamentar as paredes que aparecem no interior e nas fachadas das construções. Seus relevos mostram cenas do novo e do velho testamento, o juízo final, figuras de animais fantasiosos e demônios (que representam as tormentas que os pecadores sofreriam após a morte).









Tanto a escultura como a pintura românica retratavam temas religiosos, pois, numa época que existiam pouquíssimos letrados (pessoas que sabiam ler), a igreja recorria à arte para transmitir os ensinamentos religiosos.
Parte da pintura românica é desenvolvida sob a forma de murais, pois as construções apresentavam paredes com poucas e pequenas janelas que possibilitavam grandes superfícies para serem trabalhadas. Geralmente utilizavam a técnica do AFRESCO, ou seja pintura feita sob parede com o reboco ainda fresco. Daí o nome afresco.







As pinturas românicas eram deformadas e desproporcionais. Cristo sempre era pintado em tamanho maior que as outras figuras próximas a ele. Seus braços e mãos tinham proporções exageradas, para acentuar o gesto de abençoar, seus olhos eram arregalados, simbolizando intensa espiritualidade.
As cores na pintura românica eram vivas e chapadas e os perfis eram bem marcados.
A pintura também aparece em manuscritos na forma de ILUMINURAS, ou seja, ilustrações de textos com cores vivas, ornamentadas com ouro e prata. As iluminuras podem ser letras iniciais dos textos (letra captular), folhagens e folhas colocadas nas margens de textos, figuras ou cenas.






Enquanto a arte românica se desenvolvia, o mundo medieval começava a passar por mudanças. O comércio expandiu-se. Muitas cidades, entre elas, Gênova, Barcelona e Marselha, transformaram-se em grandes centros comerciais, deslocando assim, a vida social, antes centrada no campo, agora para a cidade.
A arte românica se desenvolveu até o início do século Xll, quando surgiram as primeiras mudanças que mais tarde resultaria numa grande mudança na arquitetura. e um novo período: o GÓTICO.

Gótico se originou na França e se espalhou por várias regiões. O clima religioso daquela época favoreceu a construções bem altas, que refletiam o desejo de ascensão espiritual.

Características das construções góticas. 

As igrejas góticas possuem 3 portais. No portal central, a ROSÁCEA (vitral circular) presente em quase todas as igrejas góticas.


Os arcos apresentam uma quebra na parte superior, formando uma pontinha. Passam a ser chamados de ARCO GÓTICO ou ARCO OGIVAL.

A abóbada mais usada é a de aresta ou nervurada.


As paredes, que antes, no período românico, eram grossas, passam a afinar e transformam-se em vitrais coloridos, deixando assim os ambientes bem iluminados.


Tanto as esculturas românicas como as góticas são ligadas às paredes e colunas. 
No período românico, elas são entrelaçadas e bagunçadas com figuras demoníacas e sofrimento. Já as esculturas góticas, são organizadas, verticalizadas e com figuras de santos, anjos e profetas. Elas são mais eretas, acompanhando a verticalidade da arquitetura gótica. Em ambos os períodos, o tema é religioso.

Um artista importante desse período foi Ambrigiotto Bondone, mais conhecido como Giotto. Grande parte das suas obras são AFRESCOS que decoraram várias igrejas italianas.






Outro grande artista foi Jan Van Eyck, mais conhecido como Van Eyck
Van eyck aperfeiçoou a técnica da pintura a óleo e conseguiu reproduzir com nitidez as gradações de tons e cores, dando ilusão de luz solar em suas pinturas. Suas obras se destacam pela riqueza de detalhes e cores fortes. 

  






Os vídeos abaixo estão relacionados às nossas aulas sobre a Idade Média. Assistam todos para fixar os conteúdos e divirtam-se.


O que são as gárgulas



Como eram feitas as iluminuras


Como fazer um afresco em casa



Como se fazem os vitrais



Como fazer um" falso" vitral em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ano - Arte - 12/06/24 - recadinho

    Oiiiii!!!!! 😃 Na próxima aula, vamos tremirar o trabalho fovista e iniciar um novo assunto. Traga a apostila.  Até a aula 😘