Lembrando... na próxima aula será a entrega do material da psquisa sobre anos 50/60. Se conseguirem peças de roupa dessa época ou objetos, pode trazer.Tenho certeza que ficará lindooooo!!!!!
Na última aula concluímos romantismo, realismo, e iniciamos o Impressionismo.
Vamos entender:
O Impressionismo é a fase de transição entre a arte acadêmica e a arte moderna. Lembrando que arte acadêmica é aquela que segue os padrões de arte que tenta retratar a realidade tal qual ela é... e arte moderna, deforma a realidade. Ex. Mona Lisa (acadêmica), Abapurú (moderna)
Abaixo um pouco sobre IMPRESSIONISMO 👇👇👇👇👇
Todos os quadros acima mostram a Catedral de Rouen, mas há uma grande diferença: o colorido. Isso porque Claude Monet (1840-1926), o pintor de todos esses quadros, observou a catedral em diferentes horas do dia, ou seja, sob diferentes intensidades de luz.
Monet e outros pintores da época perceberam que as cores na natureza se alteram constantemente de acordo com a luz solar. Eles geralmente pintavam ao ar livre, para melhor observar os efeitos da luz sobre as pessoas, objetos e paisagens. Dessa forma, perceberam que podiam representar uma paisagem não como objetos individuais com cores próprias, mas sim como uma mistura de cores que se combinam.
Essa inovação na pintura teve início com Édouard Manet (1832-1883). Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonândo o método acadêmico de suaves gradações de cores.
Em 1863 Manet enviou para o Salão Oficial dos Artistas Franceses a obra "O Almoço na Relva", quadro que foi rejeitado e severamente criticado pelo comitê de seleção do salão, pois rompia com os critérios morais e estéticos da época.
Contudo, como muitas obras de outros artistas também foram recusadas, eles se organizaram e recorreram ao imperador Napoleão lll, que sob fortes protestos, autorizou uma exposição paralela à oficial chamada "Salão dos Recusados". Depois desse salão, vários artistas, entre eles Renoir, Degas, Pissaro, Cézanne, Monet e Morisot, passaram a organizar suas próprias exposições. Na primeira delas, um quadro de Claude Monet, Impressão: O Nascer do Sol, sugeriu ao critico Louis Leroy o nome Impressionista para denominar esse grupo de artistas, com tom de desprezo.
Muitos críticos atacavam os artistas que não seguiam os padrões de arte tradicional (acadêmica).
Abaixo Manet retrata dois de seus colegas impressionistas.
O interesse dos impressionistas eram as paisagens. Dessa forma, deu pouca importância aos temas sociais. Ao observar a natureza ao ar livre, o artista impressionista expressava a sua relação pessoal com ela e captava na tela a primeira impressão percebida: a sensação.
As figuras não tinham contorno nítido. As cores (primárias e secundárias) aplicadas na tela com o pincel, espátula, com o dedo ou diretamente do tubo, não havendo assim, uma mistura das tintas na paleta.
Ao olharmos uma obra impressionista de perto, vemos apenas pinceladas e borrões, mas quando nos afastamos e observamos de longe, as manchas se organizam na nossa retina. A isso chamamos de mistura óptica das cores.
Alguns quadros impressionistas
Aula de dança - Degas
Rosa e Azul - Renoir
O Berço - Morisot
O impressionismo tem maior representação na pintura, mas também está presente na escultura.
Destacam-se Edgar Degas e Auguste Rodin.
Dega, além de pintor, modelou uma série de esculturas. A mais importante foi "Bailarina de Quatorze Anos", modelada em cera e composta com tecido e cabelo humano. Degas vestiu essa escultura com seda, tule, gaze e uma cabeleira que causou grande impacto no publico.
Rodin se consolidou como celebridade pública. Estudou na Itália e inspirou-se em Michelângelo. Em 1880, foi contratado pelo Estado para modelar uma porta em bronze. Trabalhou nessa obra por 20 anos, mas não conseguiu finalizá-la. Sua ideia original propunha uma composição de quase 200 figuras, sendo que algumas serviram de base para trabalhos independentes que ficaram mundialmente conhecidos, entre eles "O Pensador".
Resumão:
- Impressionismo é a fase de transição entre a arte academica e a arte moderna
- borrões
- falta de contorno
- mistura óptica das cores
- pintura ao ar livre
- preença da luz do sol
- registrar o momento
- importantes artistas: Monet, Manet, Degas, Renoir, Morisot, Rodin
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