segunda-feira, 11 de março de 2024

7º ano - Arte - 11/03/24 - Arte Primitiva Cristã

 Oiiiii!!!!! 😃

Estude sobre este assunto e assista o vídeo. Caso tenha alguma dúvida, anote e traga para a aula 👇👇👇👇👇

Arte Primitiva Cristã



Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam o seu estilo por toda Europa e parte da Ásia, os cristãos (pessoas de várias origens e unidas pela mesma crença) começaram a criar uma arte retratada em paredes de catacumbas: a Arte Primitiva Cristã.
A arte cristã é dividida em dois períodos: o primeiro enquanto o povo cristão era perseguido pelos romanos e o segundo, quando o cristianismo se tornou religião oficial do Império Romano.

1º período

A arte do primeiro período constitui-se basicamente da pintura no interior das catacumbas, a qual utilizava elementos da fé cristã.
Os principais símbolos eram o crucifixo, que rememorara a morte de Jesus, a âncora, que significava a salvação, o pão e o peixe que eram considerados ícones do cristianismo.
Essa primeira fase não teve nenhum artista específico. As representações encontradas foram feitas por anônimos, pessoas do povo com fé cristã que desejavam expressar a sua crença.








2º período

No segundo período, a arte cristã deixa as catacumbas e ganha maior destaque. São construídos sarcófagos de pedra, mausoléus e basílicas decoradas com mosaicos (desenho formado por pequenos fragmentos coloridos) e pinturas que utilizam como tema as histórias do antigo e novo testamento. Os sarcófagos feitos para os fiéis mais ricos eram decorados com relevos.












Em uma das cidades mais cristianizadas do Império Romano, na chamada Bizâncio, que posteriormente chamou-se Constantinopla, ao tornar-se capital do Império Romano no Oriente, surge um estilo artístico chamado de Bizantino, que mistura características da arte clássica greco-romana com a cristã e que se desenvolve por toda a Idade Média.
Uma das maiores contribuições da arte bizantina foi sem dúvida a arquitetura das igrejas. Construía-se sobre uma base circular ou quadrada, imensas cúpulas (abóbadas), criando espaços enormes e decorados com ouro, pinturas e mosaicos.

Divisão do Império Romano

O imperador Teodósio dividiu o Império Romano entre os seus dois filhos, Honório e Acádio. Honório ficou com o Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Acádio ficou  com o Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul)
O Império Romano do Ocidente sofreu várias invasões até que em 476 d.C., foi completamente dominado (essa data marca o fim dos ataques e das pestes, da Idade Antiga e início da Idade Média). Já o Império Romano no Oriente (onde se estabeleceu a arte bizantina), apesar das dificuldades financeiras, dos ataques e das pestes, resistiu até 1453, quando a sua capital Constantinopla foi dominada pelos muçulmanos (essa data marca o final da Idade Média e início da Moderna).

Catedral de Santa Sofia é sem dúvida um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina, realizada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto. Ela possui uma cúpula de 55m de altura, apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorados, mosaicos e chão de mármore.

Catedral de Santa Sophia





ATÉ AMANHÃ 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ano - Arte - 10/05/24 - Recadinhos

   Oiiiii!!!!! 😃 Depois de uma semana sem postagem, retornando novamente. Na próxima aula vamos concluir expressionismo e iniciar fovismo. ...