terça-feira, 12 de março de 2024

6º ano - Arte - 12/03/24 - Pré- história

 Oiiiii!!!!! 😃

Na próxima aula vamos fazer muitas coisas...

1º dar continuidade ao trabalho do autorretrato, portanto, quem ainda não trouxe a latinha de leite condensado, TRAGA SEM FALTA

estude o conteúdo abaixo sobre pré-história, porque vamos fazer uma atividade bem legal, valendo nota sobre esse assunto. 

Leia os textos, observe as imgens, assista os vídeos sobre Stonehenge e, aproveite também para assistir o final do vídeo da família Gogs, já que não deu tempo de assistir todo em aula

Divirta-se!!!!!

👇👇👇👇👇

Arte na Pré- história


Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da pré-história. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades. Alimentavam-se da caça, pesca e colheita de frutos.
Foi nesse período que o ser humano aprendeu a fazer o fogo, a roda e a utilizar pedras lascadas, com as quais confeccionava instrumentos para caçar, guerrear e realizar entalhes nas paredes. Daí o primeiro período da Pré-história ser chamado de Período da Pedra lascada ou Paleolítico.




Os grupos humanos abrigavam-se em cavernas. Posteriormente aprenderam a construir suas próprias moradias, que eram cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, cujo teto era coberto de ramagens ou pele de animais. Mais tarde ainda, construíam suas casas com pedras.









 





É nas cavernas que encontramos as primeiras Pinturas Rupestres. São verdadeiros salões de arte, com pinturas de ursos, cavalos, veados, bisões, entre outros. Esses desenhos eram feitos por caçadores que acreditavam que tudo o que pudesse ser desenhado, poderia ser dominado. Assim, as pinturas eram representações da natureza que garantiriam uma boa caçada e, consequentemente, a sobrevivência.






 









Para pintar, produziam as próprias tintas misturando terra (geralmente avermelhada por conter vários minérios) com carvão, sangue e gorduras de animais. Utilizava as mãos e posteriormente pincéis rudimentares (como tocos de madeira), conforme vestígios de objetos encontrados por arqueólogos. 
Mãos pintadas eram usadas para marcar território.



Era muito importante garantir a continuidade da espécie. Esse sentimento era demonstrado esculpindo-se figuras femininas em pedra ou marfim com formas avantajadas: seios, quadris e ventres enormes, o que ressalta a importância da fertilidade. Essas esculturas são chamadas de Vênus.



Aos poucos descobriram como plantar e domesticar os animais. Deixaram de ser nômade e passaram a fixar-se em regiões à beira dos rios, desenvolvendo também a pesca. Dessa forma surgem as primeiras aldeias e a divisão de tarefas diárias: homens caçam e constroem abrigos (casas de madeira e barro), e as mulheres plantam e realizam trabalhos manuais, como cerâmica (peças feitas manualmente dom argila) e a tecelagem (obtida da lã de carneiros).




 

  

 

b



Se por um lado, a sobrevivência é garantida pela agricultura e pela criação de animais, por outro, o ser humano continua a se preocupar com as forças da natureza (sol, chuva, eclipse...) e com a morte.
Estimulado por essas preocupações, o ser humano constrói MENIRES (blocos de pedra fincados no chão) e DÓLMENES (2 menires com uma pedra apoiada em cima). 
Um bom exemplo disso é Stonehenge, um famoso monumento na Inglaterra.
Existem muitas lendas sobre o verdadeiro significado desse monumento, mas até hoje nada foi confirmado.

                    


                                             Stonehenge vídeos







As aldeias começam a crescer e torna-se necessário que cada uma delas defenda o seu território. As armas passam a ser mais estruturadas e os grupos deixam de lascar pedras e passam a polí-las. Daí esse  período ser chamado de Pedra Polida ou Neolítico.
Assim como o ser humano observou que ao redor do fogo o barro endurecia, descobriu que certas "pedras" derretem na fogueira. Marcando o nascimento da metalurgia (técnica de fundir metais). Descobre o bronze (mistura de cobre e estanho) e começa a confeccionar armas mais resistentes e perigosas.
Historicamente, estamos na Idade dos Metais, que compreende o Período do Cobre, Período do Bronze e o Período do Ferro. 
Com a utilização dos metais, o ser humano desenvolveu técnicas e aperfeiçoou seus instrumentos e técnicas agrícolas. Aos poucos, as aldeias passaram a produzir mais, gerando mais excedentes que eram trocados por produtos de aldeias vizinhas, dando início ao comércio. Muitas dessas aldeias iriam se transformar em em cidades e civilizações conhecidas.

Agora uma listinha de descobertas ou criações do homem na pré-história que usamos até hoje.
- fogo
- roda
- arquitetura
- engenharia
- pecuária
- agricultura
- astronomia
- pesca
- comércio
- hierarquia e divisão de tarefas
- tecelagem
- cerâmica
- ...e é claro, a arte

Divirta-se



Dolmenes e Menires podem ter várias utilidades, rsrsrs...


Por enquanto é só.
Até a aula 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...