Arte greco-romana
Arte grega
A arquitetura grega era ligada basicamente aos templos, construídos com pedras sobre plataforma de dois ou três degraus com muitas colunas para garantir a sustentação do teto. O espaço interno era pequeno, destinado à imagens de deuses e sacerdotes. Os cultos, muitas vezes eram realizados na parte externa.
As colunas que sustentam os tetos eram divididas em 3 partes, que são CAPITEL (a parte de cima), FUSTE (o corpo da coluna) E BASE (a parte de baixo).
As colunas apresentam formas diferentes, caracterizando 3 estilos.
Dórico
É o mais comum. Seu capitel é sóbrio e sem enfeites.
Jônico
Seu fuste é menos volumoso e seu capitel possui volutas laterais.
Coríntio
Apresenta mais ornamentos em seu capitel como folhas de acanto.
Cariátedes
Elementos dos templos
Frontão, friso e colunas.
Na Grécia, a cidade de Atenas era o berço da arte e da democracia, e a cidade de Esparta, cidade dos guerreiros.
Acrópole de Atenas
Os gregos buscavam no homem e na vida, inspiração. O homem era considerado modelo, o padrão de beleza. Ele era retratado sem imperfeições, idealizado.
Eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, que tinham emoções e características humanas.
Esculturas gregas
As cerâmicas gregas tinham rara beleza. Eram utilizadas como recipiente para vinho, azeite, mel, perfume etc. As formas eram elegantes e e a decoração eram feitas com figuras geométricas ou cenas mitológicas.
Teatro grego
Os gregos davam grande importância ao teatro.
O teatro surgiu a partir de festas em homenagem ao deus Dionísio. No início era apenas uma dança, até o dia em que Téspis (considerado o primeiro ator) resolveu personificar o próprio deus Dionísio. Com o passar do tempo, outras pessoas personificaram outros deuses, criando assim os primeiros diálogos. A partir daí, foram construídos lugares especiais para essas apresentações (os teatros), começaram a escrever textos e criaram os festivais.
Durante as encenações, os atores usavam máscaras, que mostravam as características de deuses e heróis. Essas máscaras eram feitas de barro, madeira ou cortiça. Usavam também sapatos com plataforma alta para parecerem maiores para o público.
Com a popularidade que as peças iam ganhando, passaram a escrever textos com personagens reais, pessoas do povo e não mais apenas histórias relacionadas aos deuses. Apenas homens encenavam es peças.
Arquitetura grega
A origem do mundo segundo a mitologia grega
Origem do teatro grego
Arte romana
Costuma-se dizer que a arte romana copiou a grega, mas isso é parcialmente verdade. Os romanos conquistaram vasto território desde a Europa até a Ásia, e assimilaram a cultura desses povos, principalmente a cultura grega, mas com o passar do tempo, adaptaram essa cultura com seu próprio modo de vida e necessidades.
A população da cidade de Roma era muito grande, por isso tinham a necessidade de construir grandes construções para abrigar o maior número de pessoas. desse modo, os romanos que admiravam as colunas gregas (que serviam de sustentação dos tetos), desenvolveram os arcos e abóbadas. A utilização dos arcos e abóbodas proporcionou às construções amplos espaços internos.
Arco romano
Abóbada
Coliseu
No Coliseu aconteciam lutas de gladiadores, corridas de biga, batalhas navais, caçada de animais e massacre dos cristãos.
Moradias
Coliseu
Até a aula! 😘
Nenhum comentário:
Postar um comentário