quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

9º ano - Arte - 22/02/24 - Movimentos urbanos

  Oiiiii!!!!! 😁

Na próxima aula vamos marcar a data para fazer o mural com cada tema. Continue as pesquisas em casa. 

Abaixo algumas inspirações para a pesquisa 👇👇👇👇👇

Anos 50 e 60 - anos dourados

Os Anos de 1950 ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”. É uma década de revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente quando consideramos o ponto de vista comunicacional, pois é nesse período que as propagandas invadem a rádio e a recém chegada televisão.

Os Estados Unidos tornam-se um modelo de prosperidade e confiança, uma vez que desenvolve níveis de bem-estar social muito elevados graças as melhores qualidades de habitação e de telecomunicações.
Os norte-americanos produzem bens pouco duráveis para consumo. Na Europa, o estilo modernista da Bauhaus apresenta um design voltado à funcionalidade da vida moderna e tem como objetivo a fabricação de bens duráveis.

Cultura e Sociedade nos Anos 50

No que respeita ao padrão de beleza, a década de 50 é marcada pelos corpos esquálidos, diferentemente daquele corpo da década anterior - marcado pelas curvas de Marilyn Monroe.
Agora, o padrão de beleza a ser alcançado é o de Brigitte Bardot, até 1957. Note que a mulher está cada vez mais independente, mas além de bela e bem cuidada, ela ainda acumula a função de dona-de-casa, esposa e mãe.
Anos 50Foto de Brigitte Bardot

Não obstante, com o fim da escassez do pós-guerra, a beleza pode ser considerada um tema importante pela indústria. Assim, era tempo de cuidar da aparência de modo sofisticado. Sem espanto, será durante os anos 50, a alta-costura e a indústria de cosmética irão se desenvolver sem precedentes. Daí, surge a moda colegial, inspirada no visual sportswear.
Contudo, o ponto alto dessa década é a popularização da televisão. No Brasil, em setembro de 1950 é inaugurada a TV Tupi, o primeiro canal de televisão da América Latina. Já o cinema, seguindo o modelo norte americano, difunde a moda do garoto rebelde, representada por James Dean; os filmes mais populares são Cinderela (1950) e Peter Pan (1953).
Ora, todos os temas da época decorrem da ficção científica e as viagens espaciais. Até mesmo os carros americanos serão inspirados na tecnologia espacial (grandes, baixos e compridos, luxuosos e confortáveis), inclusive os diversos aparelhos eletrodomésticos criados, como a máquina de lavar roupas e o aspirador de pó.
No esporte, o Uruguai é campeão Mundial de futebol pela segunda vez no Brasil, em 1950. Em 1954, a Alemanha Ocidental ganha o Troféu Mundial pela 1.ª vez e, em 1958, é a vez da seleção brasileira conquistar o título, na Suécia.
Quanto aos avanços científicos, podemos destacar o primeiro transplante de órgão, em 1954; o desenvolvimento da primeira vacina de poliomielite, em 1955.
Em 1957 acontece o lançamento da nave Sputnik I, bem como o primeiro ser vivo em órbita da Terra (a cadela Laika) a bordo da Sputinik II.
Finalmente, é nessa década que surge o rock'n'roll nos Estados Unidos. A repercussão mundial esteve nas vozes de cantores como Elvis Presley, que começa a fazer sucesso em 1956 e outros, como Chuck BerryChubby Cheker e Bill Haley.
No Brasil, além da introdução do movimento Rock, surge um estilo de música único: a Bossa Nova, cantada nas vozes de Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto.
Política nos Anos 50A política nos anos de 1950 fica marcada pelos conflitos entre os blocos capitalista e socialista. São exemplos: a Guerra Fria (1947-1991), a Guerra do Vietnã (1955-1975) e, no final da década, a Revolução Cubana (1959).
A corrida espacial é um verdadeiro símbolo do cabo de guerra entre os Estados Unidos e a então União Soviética pela liderança na exploração do espaço.
No Brasil, temos a continuidade do desenvolvimentismo de Getúlio Vargas. O governo de Juscelino Kubitschek (entre 1956 e 1960) apresenta um Plano de Metas para o desenvolvimento econômico do País, cujo lema é "50 anos em 5".


    
              
   

Anos 60 - anos rebeldes

década de 1960 caracterizou-se pelo fortalecimento dos movimentos de esquerda nos países do Ocidente, tanto no plano político, quanto no ideológico.
Nessa altura há um desdobramento de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados durante os anos 50. É o caso da explosão do consumo ocasionada pela prosperidade dos países ricos.

Cultura e Sociedade

No Plano cultural o movimento da contracultura irá dominar. O surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais irão dar a tônica para as reivindicações nos anos seguintes.
Foi assim que movimentos como os hippies, contrários à Guerra Fria e do Vietnã, surgem para encabeçar os ideais pacifistas da época.
Um conjunto de manifestações surge em diversos países. Essa manifestações decorrem dos movimentos pelos negros (black power), dos movimentos pelos gays (gay power) e pela igualdade de estatuto entre os gêneros (women's lib).
Sem espanto, a rebeldia dos anos 60 terá seu ápice em 1968 quando diversos movimentos estudantis pelo globo tomam conta das ruas para contestar a sociedade vigente.
Música
Os Beatles e The Rolling Stones são os ícones da música nos anos 60, enquanto Bob Dylan representa a música de protesto.
No Brasil, Elis Regina inaugura a Música Popular Brasileira (MPB) em 1965, quando interpreta Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo. O movimento é consolidado no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.
Dois anos depois, em 1967, surge a Tropicália, de Caetano Veloso e Gilberto Gil e Os Mutantes, com Tom Zé e Torquato Neto.
Jovem Guarda ditava o figurino e fazia sucesso na televisão.

Moda

Anos 60

O comportamento da sociedade, sem dúvida, influenciou a moda. Assim, é nessa altura que surgem as roupas unissex. Exemplo disso é o smoking feminino.
minissaia, entretanto, é a principal marca da década de 60.
Outros modelos característicos de 60 são os tubinhos, as roupas de estilo espacial e as botas de cano alto brancas.
Televisão e Cinema
Outro fato importante dessa década é a difusão mundial de TV à cores. No Brasil, a TV Tupi faz a primeira transmissão em cores no dia 1 de maio de 1963.
Em 26 de abril de 1965 é inaugurada a Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro. O cinema europeu ganhava força com a Nouvelle Vague, especialmente com os filmes de Jean-Luc Godard e o cinema novo brasileiro de Glauber Rocha.
Tem destaque o filme "2001, uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, de 1968.
Tecnologia
Do ponto de vista tecnológico, essa é a era do uso da informática para fins comerciais, com o lançamento do RAMAC 305, da IBM (o primeiro computador eletrônico).
Em 1964 a IBM lança com um circuito integrado (chip). Para complementar, surge o protótipo da Internet: a Arpanet.
Por outro lado, continua a disputa tecnológica entre USA e URSS. Os soviéticos enviam o primeiro homem ao espaço (Iuri Gagárin, em 1961) e os estadunidenses, o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969 (Neil Armstrong).
Política
No que tange aos aspectos simbólicos, podemos destacar a construção do Muro de Berlim em agosto de 1961.
No Brasil, Inaugurada a cidade de Brasília em 21 de Abril de 1960, a nova capita. No ano seguinte, João Goulart virou o primeiro Presidente trabalhista, mas foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, que inaugura um novo período ditatorial na história brasileira.

         
  
 
Não demorou para que os jovens americanos, desiludidos pelo que acontecia na Guerra do Vietnã, sentirem-se atraídos pelo discurso de “paz e amor” “faça amor, não faça a guerra”
Por esta razão, o movimento hippie encaixa-se na vertente da contracultura, pois discorda da cultura dominante. Ainda acreditavam que o consumo de drogas alucinógenas abria a mente às novas possibilidades criativas.
O hippies protestaram contra a guerra participando de marchas e também se implicaram nos movimentos feministas e de direitos civis aos afro-descendentes, na linha proposta por Martin Luther King.
Com sua defesa à liberdade sexual, também ajudaram a discutir temas referentes à homossexualidade.

Festival de Woodstock

Festival de Woodstock
O Festival de Woodstock reuniu a juventude para três dias de "paz e música", segundo os produtores


O grande marco do movimento hippie foi a realização do festival de música ocorrido em Woodstock, no estado de Nova York, em agosto de 1969.
Apresentaram-se artistas como Jimi Hendrix, Joan Baez, Carlos Santana, Janis Joplin, The Who, Grateful Dead, e vários outros.
O festival tornou-se um símbolo daquela época ao reunir, durante três dias, pessoas que acreditavam numa sociedade diferente daquela que era proposta pelo statos quo.

Fim do Movimento Hippie

Nos anos 70, várias ideias defendidas pelos hippies foram absorvidas pela sociedade.
Igualmente, alguns dos seus principais representantes como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin morreram de overdose. Jonh Lennon, que flertou com o pensamento hippie nos anos 70, foi assassinado em 1980.
Também o fato da família Manson, uma comunidade hippie estabelecida na Califórnia, ter cometido vários assassinatos e roubos, contribuiu para desacreditar em parte deste movimento.
No entanto, os ideais hippies ainda estão presentes através do movimento ecologista, dos não-consumistas, vegetarianos ou veganos, e mesmo nas campanhas por direitos das minorias.

 
   
  

Final dos anos 70/ começo dos 80

Música, desenhos, novelas, moda, seriados, games, política, esporte, cinema, cultura e economia. Uma época marcada de acontecimentos dos mais variados tipos.
Os anos 80, como ficou conhecido, marcou a vida de muita gente. A infância foi privilegiada por brinquedos, guloseimas e desenhos, quem viveu a infância naquela época, tem lembranças que jamais serão esquecidas. As propagandas eram as mais criativas e bem representadas. Para recordar fiz uma seleção de sites para reviver os anos 80. 
economia em 1982, teve vantagens e desvantagens. Como ponto positivo, entrou em funcionamento a Usina hidrelétrica de Itaipu. Em compensação, foi criado o Plano Cruzado que visava reduzir a inflação, logo após o Plano Bresser. Mas, nada disso aconteceu. 
Com relação a política, foi uma época turbulenta e de grandes acontecimentos, entre eles se destacam: a fundação do Partido dos trabalhadores -PT, a queda da ditadura militar, as Diretas Já, a eleição de Tancredo Neves, o governo de José Sarney, a constituição de 1988 e a eleição de Fernando Collor de Melo.
As músicas arrebentaram, explodiram, estiveram em auge durante os anos 80. Sucessos foram descobertos, discos foram lançados. A explosão da mídia no período, principalmente a TV e o rádio, ajudaram na divulgação da música que se tornou rápida e eficaz, pois praticamente todas as pessoas possuíam pelo menos um receptor de Tv ou rádio. Um grande evento aconteceu durando as anos 80, o Rock in Rio, um evento que reuniu tendências musicais do mundo.
  
    
    
  
          

Um capítulo a parte

Os anos de 1984 e 1985 foram divisores de águas na História do Brasil, pois vivia-se os últimos momentos de uma ditadura militar que havia se iniciado há duas décadas. Diversos fatos simbolizam esse processo de abertura política, mas um dos mais importantes foi o movimento pelas "Diretas Já".
O nome do movimento refere-se às eleições que ocorreriam em 1985 para a Presidência da República, para as quais os movimentos de oposição ao Regime Militar clamavam pelo voto direto. As ações em busca do voto direto iniciaram-se no ano de 1983, através de um comício em Goiânia que contou com um público de aproximadamente 5 mil pessoas. Naquele momento, o governo de Figueiredo encontrava-se desgastado, sobretudo após as polêmicas envolvidas na apuração do atentado ao Riocentro, em 1981. Além disso, a alta inflacionária, que chegou a 211% naquele ano, e o consequente arrocho salarial contribuíram para a desaprovação popular em relação a seu governo. Nesse contexto, os movimentos de oposição passaram a lutar por eleições diretas para o cargo de presidente da República. Tal demanda foi formalizada no Congresso através da Emenda Dante de Oliveira e obteve adeptos até mesmo nas bases parlamentares do governo militar. A partir do apoio de diversos partidos políticos – dentre eles o PMDB e o PT – e organizações sociais e sindicais, o movimento obteve força para levar novamente o povo às ruas.
Apesar de seu rápido crescimento, o movimento pelas Diretas Já não havia conseguido a maioria dos votos para a aprovação da emenda e, por isso, buscava viabilizar a eleição mesmo que fosse indireta de um de seus candidatos. Contavam com o apoio de dez governadores que haviam sido eleitos em 1982, na primeira eleição direta para o cargo dede 1965. Dentre elas, estavam o governador de Minas Gerais, Tancredo Neves (PMDB), e o governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que viriam a ser peças-chave do movimento.
Em fevereiro de 1984, uma caravana sob as lideranças de Doutel de Andrade, Lula e Ulysses Guimarães começaram a percorrer o Brasil, passando por quinze estados (da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste) em um total de 22 mil quilômetros. A caravana chegou a mobilizar aproximadamente 1 milhão de pessoas e teve como tema a cor amarela, que passou a ser utilizada nas roupas e nos adereços dos manifestantes. 
Seguiram-se em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro comícios que somariam um público de cerca de 2,8 milhões de manifestantes. Nesses comícios foram figuras de liderança Ulysses Guimarães – tomado como garoto-propaganda do movimento – Leonel Brizola, Lula, Fernando Henrique Cardoso e o futuro presidente, Tancredo Neves. 
O movimento ganhou também apoio declarado de intelectuais, atletas e artistas em torno do pedido de retorno à democracia no Brasil. As passeatas pelas Diretas Já foram a maior mobilização cívica já ocorrida até então no Brasil.
Apesar da força do movimento, o Congresso sob o comando dos militares resistiu e em 26 de abril de 1984 a Emenda Dante de Oliveira foi rejeitada, adiando o fim do regime militar.
  
 

Isso é só uma pincelada no assunto. A pesquisa de vocês deve ser bem mais profunda.

Até a aula 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...