quinta-feira, 25 de novembro de 2021

8° ano: semana 29/11 a 03/12/21 - História

  8° ano,





Avaliação Trimestral de História - 07/12/21 3° feira

Conteúdos a serem estudados:

Apostila 4° Bimestre - Módulos 19, 20, 21, 22 e 23. 

- Revolução de 1848: Primavera dos Povos;
- Socialismo Utópico e Científico (quais as diferenças e quais as propostas de Marx e Engels para que os proletariados alcançassem o socialismo e posteriormente o comunismo?);
- Cartismo e Trade Union;
- Movimentos nacionalistas e a industrialização no contexto das unificações da Itália e da Alemanha;
- Unificações da Itália e da Alemanha;
- Estados Unidos: expansão e guerra civil (motivos e desdobramentos);
- 2° Revolução Industrial e o Imperialismo;
- Partilha Afro-asiática;
- O que buscavam os países imperialistas/neocolonialistas;
- Darwinismo Social e Eugenia.

CORREÇÕES 👇👇👇

Página 34:

A partir da leitura do texto “Darwinismo social, eugenia e racismo”, responda: 

1. Qual era a tese central do darwinismo social? 
A tese do darwinismo social baseava-se na ideia de que o status de um individuo era produto de sua adaptação biológica/racial. 

2. Como essa tese era aplicada para tratar as diferenças sociais? Pessoas das classes mais ricas seriam mais aptas e evoluídas do que pessoas das classes mais pobres – estas seriam extintas pelo próprio funcionamento do capitalismo se o Estado não interviesse com políticas sociais. 

3. Como essa tese era aplicada para tratar as diferenças entre os países? 
Povos provenientes das nações industriais (notadamente brancos) seriam mais evoluídos do que as “raças” dos continentes não industrializados.

Tarefa 27:

1. Por que os búfalos eram importantes para a sobrevivência das nações indígenas? 
Conforme o texto indica, os indígenas das planícies tinham no búfalo a sua principal fonte de alimentos e matérias-primas: “Este animal fornece o alimento quase que exclusivo do índio da planície, bem como coberta para suas tendas e a maioria das suas roupas; mantas com que fazer a cama, cordas, bolsas para carregar a carne etc.; tendões para a corda do arco, para costurar mocassins, perneiras, etc.” 
2. O que eram as reservas? Em que contexto elas foram criadas? Criadas no contexto da Marcha para o Oeste, as reservas eram terras designadas aos indígenas expulsos de seus territórios originais. 

3. Por que a migração para as reservas ficou conhecida como “Trilha das Lágrimas” ? 
A migração ficou conhecida como “Trilha das Lágrimas” pela violência com que os indígenas foram expulsos de seu território e pelas dificuldades da viagem, que resultaram em milhares de mortes. “Muitas vezes despojados de seus cavalos, roupas de cama e utensílios de cozinha, e caminhando descalços em pleno inverno usando apenas roupas de verão, mais de 3 mil índios morreram no caminho.” 

4. De que forma a Marcha para o Oeste prejudicou as nações indígenas? 
A Marcha para o Oeste aumentou a competição pela carne de búfalo e pelas terras, gerando mudanças radicais no modo de vida indígena e grande mortalidade.


Para essa semana:
- Módulo 23: Partilha afro-asiática e resistências

Sem atividades!!

Bons Estudos!!
Prof. Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...