Realismo
Entre 1850 e 1880 um novo movimento cultural chamado Realismo predominou na França e se estabeleceu por toda a Europa e outros continentes.
Os artistas integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa.
Dois entre os principais pintores franceses a praticar a estética realista foram Jean-François Millet e Gustave Coubert.
Filho de camponeses, Millet foi um dos primeiros a pintar cenas da vida no campo como realmente era. Dedicou-se à pintura de paisagens puras e trabalhadores rurais. Dando ênfase ao desenho, Millet eliminou todos os ornamentos que não eram essenciais. Suas obras transmitem dignidade de uma classe que anteriormente era retratada de forma grosseira.
Como Millet, Coubert também retratou em suas obras a vida cotidiana das classes populares. seus quadros denunciavam as diferenças sociais que a busguesia do séc XlX preferia ocultar.
Na obra "O Ateliê da Pintor" (0bserve a imagem abaixo), Coubert declara publicamente suas opiniões sobre a sociedade em que vivia. O quadro mostra o seu estúdio em Paris, onde 3 grupos dividem o espaço. Ao centro, o artista (acompanhado da "Verdade", na figura da mulher nua) pintando uma paisagem (sua terra natal), tema considerado indigno pela corrente artística na época. À direita retrata os amigos que o influenciaram como artista e homem. O principal deles é Champfleury (sentado), fundador do movimento realista na literatura. À esquerda agrupou seus inimigos e as pessoas que eram exploradas por eles.
Detalhe da obra acima
Obras realistas de diversos artistas
Ok
ResponderExcluir