domingo, 6 de dezembro de 2020

6° ano - História - semana 07 á 11/12/20

 6° ano,

Conteúdo da semana:


- Economia, sociedade e trabalho na Baixa Idade Média

- Atividades da semana:
Páginas 29, 32 e as Tarefas 34 e 36 - apostila 4° bimestre

Enviar para o e-mail: thaismariano20@yahoo.com.br - até o dia 11/12/20.

Segue o vídeo sobre "As Cruzadas"




- AVALIAÇÃO TRIMESTRAL - 15/12/20 - 3° feira:

O que estudar?
- Páginas 3 á 36 da apostila 4° bimestre
  • Sociedade feudal;
  • Divisão dos feudos (mansos);
  • Servidão e escravidão;
  • Suserania e Vassalagem;
  • Agricultura;
  • Obrigações servis;
  • Influência da Igreja Católica;
  • Teologia;
  • Alta e Baixo Clero;
  • Clero Regular e Secular;
  • As Cruzadas;
  • Retomada da vida nas cidades;
  • Burgos, feiras medievais e Corporações de Ofício.

Texto Complementar (apenas para leitura):

O que devemos à Idade Média?

Tento enumerar alguns itens: os óculos, o papel, a filigrana (técnica que consiste na aplicação de fios geralmente de ouro ou prata, entrelaçados e soldados delicadamente a pedras preciosas), o livro, a prensa com caracteres (letra do alfabeto) móveis, a universidade, os algarismos arábicos, o zero, a data de nascimento de Cristo, bancos, notários (indivíduo responsável pela elaboração de documentos públicos) e montepios (instituição que empresta dinheiro para pessoas necessitadas e facilitam as formas de pagamento do empréstimo) , a árvore genealógica, a escala e os nomes das notas musicais. A Idade Média nos dá os botões, as cuecas e as calças; nos diverte com o baralho, o tarô, o xadrez e o Carnaval; nos adormece a dor com a anestesia; nos ilude com os amuletos - e o coral, que protege as crianças e nos defende dos raios, ajuda também a desfiar o rosário. Para a casa, trouxe o gato, os vidros nas janelas e a chaminé; nos fez sentar à mesa (os romanos comiam recostados) e comer com garfo a tão amada massa, mais precisamente o macarrão e o cabelinho-de-anjo, cuja farinha era incansavelmente triturada em moinhos de água e de vento. Soube explorar a força da água para movimentar lagares e serrarias, pisões (máquina usada para dar maior consistência ao tecido, apertando os fios) para tecidos, moinhos para papel e para farinha. Descobriu uma outra força motriz extraordinária: o cavalo, que dotou de ferraduras, estribo (espécie de aro de metal, madeira ou sola que prende de cada lado da sela e é usado como ponto de apoio para o pé do cavaleiro) e coelheira (coleira que se ajusta ao pescoço do cavalo à qual se prendem cada uma das correias ou cordas que ligam a cavalgadura a um veículo) rígida, para que o animal pudesse puxar sem sufocar com o peso. Aliviou a lida humana com o carrinho de mão, e tornou mais seguro o caminho dos navegantes com a bússola e o timão. Nas batalhas, tremulavam as bandeiras com insígnias coloridas e soava o estrondo da pólvora disparada por fuzis e canhões. Mudou a nossa percepção do tempo nessa terra, com [...] a introdução das horas de igual duração e independentes das estações.

FRUGONI, Chiara. Invenções da Idade Média: óculos, livros, bancos, botões e outras inovações geniais. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p. 7-8.


Bons Estudos!
Prof. Thais

Um comentário:

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...