quarta-feira, 1 de abril de 2020

Resolução das atividades e desafio - INFORMÁTICA 01/04 - Parte2

Oláá!!

Saudades de vocês todos, meus queridos alunos!!

Estou muito feliz com a participação dos alunos, todos enviando as tarefas, dando seu jeito de fazer e enviar e tirando duvidas!!!

Estão realmente de parabéns!!!

O 9º ano mais lindo!!

Vamos a correção dos exercícios da página 12 e do desafio!

Primeiro preciso explicar o conceito de Números inversos, pois são diferentes de Números opostos.

NÚMEROS OPOSTOS: São numeros que tem o seu oposto explicito.

Assim como 1 = -1, o numero 2 (dois positivo), tem o seu inverso que é -2 (menos dois, ou dois negativo) e assim por diante:
 988 = -998
 x = -x
37 = -37

NÚMEROS INVERSOS: Dois números são ditos inversos  quando a multiplicação entre eles resulta em 1.

1 x 1 = 1
Mas só esse numero?
Não, daqui, partimos para os números decimais.
0,5 x 2 = 1
0,25 x 4 = 1

Mas para facilitar, podemos fazer:
1/6= 0,16 (Lê-se: Um dividido por 6 é igual a 16 décimos)
1/5=0,2 (Lê-se: Um dividido por 5 é igual a 20 décimos)
ou 1/9=0,11 (Lê-se: Um dividido por 9 é igual a 11 décimos)


E era essa a formula a ser utilizada no desafio, pedir ao usuario que digite um numero, esse numero será armazenado na varíavel "x" e a conta ficaria "Y = 1/X" e exibirá na tela o resultado.

MAS QUERO RESSALTAR QUE OS QUE ME ENVIARAM O DESAFIO, COM CERTEZA TEM MUITOS PONTOS COMIGO. Pois se esforçaram muito e aceitaram o desafio, mesmo sem ter a explicação do conceito.

SEUS LINDOS!!

Atividade 1 da página 12:

Na atividade 1, precisamos ter uma variavel para armazenar o numero digitado pelo usuario.

Quando a variável depende do usuário para ter um valor, como fica essa primeira linha?

Como vamos armazenar o valor digitado?

Qual o comando que exibe a resposta na tela?

Onde podemos realizar esse calculo? O resultado que deve ser exibido é X**2, correto?

Respondam  nos comentários, o próximo post depende dessas respostas....














28 comentários:

  1. Respostas
    1. Pode responder aqui Stephany, peça pra sua turma vir responder também!!

      Excluir
    2. Ok! Vou dar uma olhada na página ejá volto!

      Excluir
  2. sobre a primeira pergunta na minha primeira linha ficou assim x=input("digite o valor de x")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu usei o "input" para receber e armazenar o valor digitado de "x"

      Excluir
    2. eu usei o "print"para exibir a resposta na tela

      Excluir
    3. eu coloquei para realizar o calculo entre parenteses depois do print,sobre a segunda parte da pergunta eu testei tanto com as aspas dentro do parenteses e só com o parenteses depois do "print",com as aspas aparece literalmente "x**2" e só com os parenteses aparece o resultado da equação ,(um exemplo disso é se você digitar como o valor de x é igual a 4 vai aparecer 16 e não 4**2)

      Excluir
    4. eu tenho uma pergunta ,existe algum comando que mostre a equação com o valor da variável x e não o resultado

      Excluir
    5. Muito bem André!!
      Ficaria assim?
      x=input("digite o valor de x") - Não falta nenhum comando?

      Sua pergunta: "existe algum comando que mostre a equação com o valor da variável x e não o resultado?"

      Sim existe! já falo sobre isso!!

      Excluir
    6. Como fica a segunda linha então, se na primeira já pedimos e armazenamos a variável?

      Como pode ver ali na resposta da Stephany, está faltando o comando input na sua primeira linha :)

      Excluir
    7. obrigado por satisfazer minha curiosidade,sobre o comando faltando deve ser "x=int (input("digite o valor de x"))"

      Excluir
    8. se for eu coloquei "x=input("digite o valor de x")" na primeira linha e na segunda linha eu coloquei "x=int(x)" e não deu erro

      Excluir
    9. não apresenta erro mesmo, do jeito que fez não está errado, porém, saiba que podemos colocá-los todos na mesma linha ;)
      Estou postando as respostas e respondendo sua dúvida.

      Excluir
    10. vou começar a colocar assim porque é mais simples

      Excluir
    11. Faça isso!!

      Postei as respostas dos problemas, e a resposta de sua dúvida, veja no próximo post. :)

      Excluir
  3. 1- A minha primeira linha foi x+int(input("Digite o valor da variável X":))
    2-Eu usei o int para entrada e receber um número inteiro, e o input para receber o valor de X além de armazená-lo.
    3-E eu também utilizei o print para mostrar o resultado!
    -Stephany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *x=int
      Errei no teclado professora! Foi mal kk

      Excluir
    2. Muito Bem Ste!!!!!
      Ai que linda!!

      Isso mesmo!!!

      x=int(input("Digite o valor da variável X:"))
      Está correta sua resposta! Todas aliás.

      Excluir
  4. E sim, está correto que (X**2), o colocando nos parenteses e antes o +str que eu coloquei para mostrar o texto digitado ficando "legível", onde o parenteses indica a mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comando +srt é desnecessário neste momento da programaçao em Python!

      ele não apresenta erro, mas pode confundir sua cabeça. Então Não há necessidade de utiliza-lo.


      Como fica a segunda linha então, se na primeira já pedimos e armazenamos a variável?

      Excluir
    2. Ficará:
      print("O valor de X elevado a 2 é:" +str(x**2))
      Vou tentar mudar o +str prô! É que foi assim que eu te enviei pelo email!
      Então, o print vai exibir o resultado na tela, os parenteses e as aspas mostram a mensagem e qual deve funcionar primeiro, depois colocamos, para mostrar no resultado que queremos esta mensagem com X**2 para mostrar que queremos a exponenciação de X elevado a dois.
      Acho que ficou meio confuso...kkk

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi PrÔ, desculpe a demora!
    Em relação à primeira pergunta:
    Eu usei x = input ("digite o valor de x")
    Bom, eu usei o input para ele armarzenar e receber o valor de x;
    usei o print para o rpograma exibir o resultado (valor de x) na tela;
    Usei dois asteriscos (**), pois na linguagem do programa, esses asteriscos representam a exponenciação;

    Bjo, sdds!

    ResponderExcluir

6º ano - Arte - 16/09/24 - Mangá e cosplay

    Oiiiii!!!!! Para dia  07/10, entrega do trabalho : criação de cosplay. Criar um cosplay (personagem) com as coisas que tiver em casa (te...