8°ano,
Correções apostila 1° bimestre:
Página 38 - BASTA GRIFAR NO TEXTO COM CORES DIFERENTES AS RESPOSTAS ABAIXO:
1. Escolha duas cores e faça uma legenda para:
a) Indicar e grifar um trecho de cada texto em que é possível identificar uma ligação entre o movimento
narrado e o Iluminismo.
Resposta: ...em vários panfletos, circulavam as propostas de um programa político: independência, república, liberdade de comércio entre as nações,
separação entre Igreja e Estado, e igualdade de direitos, independentemente das diferenças raciais. Conforme as manifestações ocorriam,
os baianos passaram a pensar na libertação de mulatos e negros e na abolição da escravatura.
b) Indicar e grifar um trecho de cada texto em que é possível identificar a violência do Estado português
em combater o movimento.
Resposta: A agitação da cidade despertou a atenção das autoridades, que prenderam 33 pessoas: 22 mulatos, 10 brancos e 1 negro, antes de iniciada
a revolta. Depois das investigações, em 1799 os soldados foram condenados à forca e ao esquartejamento. Escravos foram chicoteados e
enviados à África, banidos das concessões portuguesas. Os letrados foram presos, por seis meses a um ano.
Página 39 - BASTA GRIFAR NO TEXTO O TRECHO ABAIXO:
A Liberdade consiste no estado feliz, no estado livre de abatimentos; a liberdade é a doçura da vida, o descanso do homem com igual
paralelo de uns para outros, finalmente a liberdade é o repouso e a bem aventurança do mundo.
ANOTAR ABAIXO DA PRODUÇÃO COLETIVA:
RESPOSTA: O trecho ressalta a importância
da liberdade e coloca a igualdade em questão. O tema da liberdade pode ser relacionado a Voltaire e o da igualdade a Rousseau.
TAREFA 7
1. Por que razão as mulheres francesas, no final do século XVIII, não eram consideradas cidadãs?
RESPOSTA: Porque a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, não contemplou os direitos civis das mulheres, como o voto.
O professor pode lembrar seus alunos que, na França, as mulheres conquistaram o direito de votar no ano de 1944. Votaram pela primeira
vez em 1945.
2. O que foi o Período do Terror? Em que medida o texto se relaciona com esse momento da Revolução
Francesa?
RESPOSTA: Durante a Convenção, o grupo jacobino, sob a liderança de Robespierre, enviou para a guilhotina milhares de pessoas que, de alguma forma,
criticavam a Revolução Francesa. Olympe de Gouges criticou a violência do Terror em cartas e livros. Por causa disso, foi condenada à
morte na guilhotina.
TAREFA 8
1. Identifique no texto trechos que indicam a presença de ideias absolutistas na sentença de execução
de Tiradentes.
RESPOSTA: “Justiça que a Rainha Nossa Senhora manda fazer” (o rei ou a rainha são os juízes máximos).
“…temeridade contra a Real Soberania, e Suprema autoridade da mesma Senhora (a rainha é a fonte do poder do Estado Absoluto) que
Deus guarde” (autoridade com legitimidade religiosa).
2. Quais trechos do documento deixam evidente que o castigo de Tiradentes deveria ser público para
servir de exemplo?
RESPOSTA: “Manda que com baraço (corda) e pregão (anúncio público) seja levado pelas ruas públicas desta cidade ao lugar da forca” (o réu
é conduzido para a morte, com publicidade).
“separada a cabeça do corpo, seja levada a Vila Rica, onde será conservada em poste alto”.
“que a casa da sua habitação seja arrasada, e salgada, e no meio de suas ruínas levantado um padrão (monumento) em que se converse
para a posteridade a memória de tão abominável réu”.
3. d
4. V, F, F, F
Irei vistar a apostila dia 02/05 (valerá nota).
Boa correção!
Prof. Thais
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