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Na próxima aula vamos continuar a usar a apostila.
Arthur, lembre de trazer na próxima segunda-feira o trabalho que pedi pra vc.
Em breve vou pedir um trabalho que será peciso usar muito jornal, por isso comece juntar e traga para a aula.
Abaixo o conteúdo sobre o assunto das nosas últimas aulas.
Barroco
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente à Contra-Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. Enquanto nas pinturas renascentistas predominava-se as linhas horizontais e verticais, no barroco temos as composições com linhas na diagonal, dando a sensação de movimento, contraste de claro-escuro, figura principal mais iluminada e dramaticidade das cenas.
Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.
Barroco no Brasil
Arquitetura barroca
Arquitetura Colonial
Santo do Pau Oco
Santo do pau oco é uma expressão popular brasileira utilizada para designar um indivíduo de caráter duvidoso, com ações fraudulentas, uma pessoa mentirosa, falsa ou hipócrita. Esta é uma expressão bastante típica e usada no Brasil há séculos, sendo que atualmente o seu sentido denota o nível de falsidade ou hipocrisia de alguém.
Assim sendo, representa pessoas que aparentam ser o que não são, cheias de ilusão e falsidades. Em suma, essa expressão popular surgiu em meados do século 17, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Logo, o Brasil estava passando por um período de grande mineração.
Por isso, a coroa portuguesa, em busca de um retorno financeiro, obrigava os mineiros a pagarem um imposto, chamado o quinto. Ou seja, em cada mineração, 20% eram destinadas a coroa portuguesa. Por isso, os mineiros buscaram uma forma de não pagar esses impostos, escondendo ouro em pó em esculturas de santos de madeira oca.
Aleijadinho (1738-1814) foi escultor, entalhador e arquiteto colonial. "Os Doze Profetas", entalhados em pedra-sabão, para o terraço do "Santuário de Bom Jesus de Matozinhos", em Congonhas do Campo; os "Sete Cristos", para as seis "Capelas dos Passos"; a "Capela de São Francisco de Assis em Vila Rica", são testemunho do desenvolvimento artístico de Minas Gerais, no século do ouro. Suas obras estão espalhadas pelas cidades de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João del-Rei, Mariana, Sabará, Morro Grande e Congonhas do Campo.
Aleijadinho (1738-1814) nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, Minas Gerais, em 1738, segundo a maioria dos biógrafos. Filho do português Manuel Francisco Lisboa, mestre de carpintaria, que chegou a Minas Gerais em 1723, e de sua escrava Isabel. Estudou as primeira letras, latim e música, com os padres de Vila Rica. Teve como mestre nas artes, os portugueses João Gomes Batista e Francisco Xavier de Brito. Aprendeu a esculpir e entalhar ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande variedade de imagens religiosas, e de seu tio Antônio Francisco Pombal, importante entalhador de Vila Rica.
Uma de suas obras mais famosas é o "Santuário de Bom Jesus de Matosinhos", em Congonhas do Campo, iniciado em 1758. A planta imita o Santuário de Bom Jesus de Braga, em Portugal. Na frente existe um terraço ornado por doze estátuas de profetas. O terraço conduz a uma rampa ladeada de sete "Capelas dos Passos" onde estão representadas por 66 imagens, em cedro e em tamanho natural, as cenas da Paixão de Cristo. A "Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência", em Ouro Preto, é outra obra-prima. Iniciada em 1776 e concluída em 1794.
Aleijadinho com seu estilo inconfundível, traçava a planta a ser construída e supervisionava a construção. Terminada a obra, fazia os trabalhos de acabamento.
Mesmo sofrendo vários preconceitos por ser mestiço, sua genialidade acabou por consagrá-lo como escultor e projetista admirável. O maior gênio na arte colonial no Brasil. Em 1777, no auge de sua fama, surgiram os primeiros sinais da Lepra, não se sabe ao certo, doença que o debilitou mas não interrompeu suas atividades. Um ajudante o levava para toda parte e atava-lhe às mãos o cinzel e o martelo e a régua.
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, morreu no dia 18 de novembro de 1814, e seu corpo foi sepultado na Matriz de Antônio Dias, junto ao altar da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.
Mestre Ataíde
Arte Indígena
Cultura Africana no Brasil
Pintura barroca
Características da pintura barroca
- temática principal religiosa
- figura principal iluminada
- contraste de claro-escuro
- composição em diagonal
- movimento
- dramaticidade nas cenas
Esculturas barrocas
Principais artistas do Barroco europeu
Pintores
- Michelangelo Meresi de Caravaggio
- Peter Paul Rubens
- Rembrandt Van Rijn
- Diego Velázquez
escultor
- Gian Lorenzo Bernini
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