Oiiiiii!!!!! 😃
Na próxima aula vamos concluir os assuntos Romantismo e Realismo e iniciar o Impressionismo.
Abaixo um resumo sobre Romantismo e Realismo. Os vídeos vamos assistir em aula. 👇👇👇👇👇
Romantismo
Com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial no final do séc. XVlll, fortes mudanças sociais, politicas e culturais alteraram o pensamento e a produção artística no início do séc. XlX.O Romantismo valorizava o heroísmo e a emoção.
Composição em diagonal, cores fortes e contrastes de claro-escuro, caracterizam a pintura romântica que tem como tema principal os acontecimentos históricos contemporâneos.
Destaca-se entre os artistas românticos Eugène Delacroix e o espanhol Francisco Goya.
Delacroix retrata na pintura acima, "A Liberdade Guiando o povo", um acontecimento histórico, a revolução dos republicanos e liberais contra o rei Carlos X em 1830, na frança, e utiliza uma imagem fantasiosa para representar a liberdade (a mulher com seios nus).
Goya pintou "O Fuzilamento de 3 de Maio de 1808".
No dia 2 de maio de 1808 os cidadãos de Madri levantara-se contra o exército de Napoleão, que ocupava a Espanha. No dia seguinte, os soldados franceses, revidaram executando centenas de espanhóis. Com essa obra, Goya conseguiu expressar a luta do povo contra a opressão e a tirania. Nesta obra temos um bom exemplo de composição em diagonal e de contrastes de claro-escuro, recursos que dão dramaticidade às cena
A Liberdade Guiando o Povo - Delacroix
O Fuzilamento do 3 de Maio de 1808 - Goya
A Balsa da Medusa - Géricault
Realismo
Detalhe da obra acima
Obras realistas de diversos artistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário