9°ano,
Seguem as correções:
Página 16:
Obra Guernica de Pablo Picasso
Cores sem vida, prédio queimando ou em ruínas, figuras humanas com expressão de choque, mulher carregado o filho morto em seus braços (referencia a Pietá), brutalidade, entre outros.
- touro: símbolo da cultura espanhola ou a representação da brutalidade;
- o cavalo para Picasso representava o povo espanhol gravemente ferido, as linhas em seu corpo podem representar tanto a impressão de um jornal quanto riscos para contabilizar as centenas de mortos (1600).
- Abaixo do cavalo jaz um homem estraçalhado, com uma espada quebrada, representando o guerreiro da liberdade, próximo a ele vemos uma flor que remete a esperança.
- Uma mulher emerge dos prédios com uma lamparina, outro possível símbolo da esperança que surge para romper a escuridão da noite.
Tarefa 13 - O corporativismo
R. Não, pois os sindicatos eram controlados pelo Estado, as corporações por sindicalistas fascistas e as manifestações dos trabalhadores eram duramente combatidas.
Tarefa 14 - As raças na concepção nazista
R. Sugere a existência de "raças superiores e inferiores", enaltece a dominação do mais forte sobre o mais fraco, a "raça ariana" seria a única possibilidade de condução das civilizações e da cultura, utilizando-se de pessoas inferiores comparadas a animais.
Prof. Thais
Nenhum comentário:
Postar um comentário