8°ano,
Segue abaixo as correções das páginas 25 e da Tarefa 13:
1. Qual cena as duas imagens procuram narrar? Quais são os personagens e características do ambiente que justificam sua resposta?
A cena é a partida da Família Real de Portugal para o Brasil. Entre as características os personagens são da nobreza; o ambiente é o porto, com a chegada dos passageiros e suas bagagens, e os navios estão prontos para o embarque.
2. Compare as duas representações da mesma cena e indique em qual delas o ponto central da narrativa é D. João, o príncipe-regente, e a nobreza.
A primeira imagem pode induzir-nos a pensar na partida da Família Real, pela localização e pelo título, mas o ponto central da narrativa é a figura de D. João, ao centro, ladeado por homens vestidos como nobres, todos com uma pose estática.
3. Quais são as diferenças entre as imagens?
A segunda imagem representa a chegada ao porto de várias carruagens, mulheres, crianças e religiosos, que vão embarcar, e o embarque dos nobres em pequenos botes, que os levam aos navios maiores. A realeza não está representada pela coroa, presente em uma das pequenas embarcações destinada a levar a Família Real aos barcos. Todas as pessoas, na segunda imagem, estão em movimento, descendo da carruagem, dirigindo-se aos botes e conversando.
1. Quais os interesses dos franceses em estabelecer o Bloqueio Continental?
Impor a ruptura das relações comerciais dos países europeus com a Inglaterra.
2. Qual seria o prejuízo de Portugal em aceitar a proposta de Napoleão?
Portugal poderia perder a parceria comercial com os ingleses e corria o risco de eles se apossarem do Brasil.
3. Qual seria o prejuízo para os ingleses em ter as relações cortadas com Portugal?
Perda do acesso ao Porto de Lisboa a partir do qual conseguiam driblar o Bloqueio Continental, introduzir suas mercadorias na Europa e fazer contrabando para a França.
4. Em que condições, a Família Real decide partir para o Brasil?
A Família Real parte de Portugal na iminência da invasão francesa a Portugal. Na impossibilidade de se defender, pela menor força militar, a Coroa Portuguesa transferiu-se para o Brasil com apoio inglês para realizar a viagem
Prof. Thais
Nenhum comentário:
Postar um comentário