terça-feira, 19 de abril de 2022

8°ano: História - Correções

 8°ano,

Abaixo correções:

Tarefa 6 👇👇👇 (IMPORTANTÍSSIMA PARA OS ESTUDOS DA NOSSA TRIMESTRAL)

1. Que razões podem explicar a convocação dos Estados Gerais, feita pelo rei Luís XVI? 

Tentativa de solucionar a crise político-econômica francesa, agravada na segunda metade do século XVIII, bem como de conter as manifestações populares contra a política absolutista do monarca. 

2. Por que o Terceiro Estado não estava de acordo com a forma habitual de votação na Assembleia dos Estados Gerais? 

O Terceiro Estado estava em clara desvantagem em relação ao clero e à nobreza, ordens sociais francesas que certamente votariam de acordo com os interesses do rei. O Terceiro Estado exigia o fim do voto por ordens e propunha o estabelecimento do voto individual: a cada homem, um voto. 

3. Justifique a afirmação do texto: “a Bastilha se tornara o símbolo da arbitrariedade de Luís XVI”. 

Com base em seu poder pessoal, Luís XVI enviava pessoas para a prisão, sem nenhum tipo de julgamento. Para a Bastilha, uma antiga fortificação medieval, eram encaminhadas as pessoas que discordavam da política absolutista do monarca francês. 

4. Por que razão a Tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é considerada marco do início da Revolução Francesa? 

Em função da entrada do povo no processo revolucionário. Ao invadir a Bastilha em busca de armas, os parisienses conseguiram uma primeira vitória contra o absolutismo de Luís XVI.

Tarefa 7 👇👇👇

1. Por que razão as mulheres francesas, no final do século XVIII, não eram consideradas cidadãs? 

Porque a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, não contemplou os direitos civis das mulheres, como o voto. O professor pode lembrar seus alunos que, na França, as mulheres conquistaram o direito de votar no ano de 1944. Votaram pela primeira vez em 1945. 

2. O que foi o Período do Terror? Em que medida o texto se relaciona com esse momento da Revolução Francesa? 

Durante a Convenção, o grupo jacobino, sob a liderança de Robespierre, enviou para a guilhotina milhares de pessoas que, de alguma forma, criticavam a Revolução Francesa. Olympe de Gouges criticou a violência do Terror em cartas e livros. Por causa disso, foi condenada à morte na guilhotina.

FAÇAM A CORREÇÃO, POIS AS TAREFAS SERÃO VERIFICADAS E DISCUTIDAS EM AULA.

Prof. Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...