8°ano,
Oi turma, não esqueçam de finalizar a Tarefa 7, e de realizarem a página 32 e a Tarefa 6 em casa.
- Segue as correções das atividades da página 32 que discutimos juntos durante a aula 👇👇
Página 32
Burguesia: grupo social em ascensão, colocava-se como representante do interesse geral da população. Os projetos progressistas da burguesia encontravam apoio nas camadas populares. Buscava a extinção dos privilégios concedidos ao Primeiro e ao Segundo Estado.
Camponeses: constituíam-se na maioria da população francesa; almejavam a extinção dos privilégios e relações econômicas feudais, que ainda vigoravam na França.
Sans-culottes: trabalhadores urbanos e de manufaturas,
artesãos, donos de pequenas oficinas. Defendiam a igualdade de direitos, o
direito ao trabalho e o fim de privilégios econômicos dados a nobres e
burgueses.
Elementos de comparação |
Revolução Inglesa |
Revolução Francesa |
Grupos sociais que participaram |
O rei, a nobreza, a burguesia e as camadas populares. |
O rei, a nobreza, a burguesia e as camadas populares. |
O papel do parlamento |
Limitava o poder do rei, era dividido em duas câmaras e tinha a
participação importante da burguesia. |
Antes da revolução, os Estados Gerais eram conclamados apenas quando o
rei precisava. Eram controlados pela nobreza e pelo clero, pois o voto era
por Estado. A burguesia tinha apenas um voto. |
Os interesses da burguesia |
Limitar o poder do rei, assegurando suas vantagens, e diminuir cada
vez mais o poder da nobreza. |
Desejava uma Constituição que limitasse o poder do rei e da nobreza,
assegurando vantagens para sua classe. |
Os interesses populares |
Estavam expressos por niveladores e cavadores. Os primeiros defendiam
ideias democráticas radicais; e o segundo não reconhecia o direito a
propriedade privada. |
Desejavam o fim dos privilégios da nobreza e do clero e uma vida mais
digna. |
Prof. Thais
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