sexta-feira, 3 de setembro de 2021

6° ano: História - Semana 08 a 10/09/21

6° ano,

Estudaremos:
- Ser escravo em Roma;
- A situação das mulheres na Grécia e em Roma.

Enviar os exercícios da página 16.
E-mail: thaishistcdp@gmail.com;
Enviar até o dia: 10/09/21.



Segue o link com a correção da AVALIAÇÃO TRIMESTRAL (os alunos que tiraram nota inferior a 6, deverão copiar essa correção em uma folha de caderno, a caneta e enviar por e-mail, os alunos presenciais deverão entregar):

CORREÇÃO - AVALIAÇÃO TRIMESTRAL

* Fizemos a correção da avaliação durante a aula!

Correções da apostila:

- Páginas 10 e 11

1. Treinamento militar, preparar homens para a guerra.

2. Priorizava habilidades intelectuais como a leitura, a escrita, a retórica (arte de falar bem em público) e a História. Não deixavam de lado os exercícios físicos.

3. O modelo educacional ateniense, as áreas ensinadas são parecidas e o foco é a formação ampla do cidadão.

- Página 12

a) Patrícios: membros das famílias aristocratas, grandes proprietários de terra. Na Monarquia e no início da República, possuíam exclusividade na participação política. 

b) Clientes: homens livres que viviam sob proteção de famílias patrícias e obtinham privilégios através da troca de favores. 

c) Plebeus: Camada inicialmente sem direitos políticos. Formada por camponeses sem terras, pequenos proprietários, artesãos e comerciantes. 

d) Escravos: Camada formada por pessoas sem liberdade (por possuírem dívidas ou fazerem parte de povos vencidos na guerra), utilizadas em trabalhos manuais, serviços domésticos e, posteriormente, na agricultura.

- Página 13

1. 

Cônsul: líder militar;
Censores: censo da população;
Questores: Finanças;
Pretores: Justiça;
Edis: administravam a cidade.

2. Não, porém a cidadania expandia-se conforme a República ampliava seu domínio territorial, entretanto, beneficiando os plebeus mais ricos.

3. Grifar os dois últimos parágrafos da página 13 (texto - Sociedade e cidadania em Roma: transformações).

Boa correção!
Prof. Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...