domingo, 14 de fevereiro de 2021

6° ano - História - semana 15 a 19/02/21

 6° ano,

Módulo 1: Histórias e Origens

- Todo mundo tem história e conta histórias

Enviar as atividades das páginas 10, 11 e 12, até sexta-feira, dia 19/02/21, no e-mail abaixo:

thaishistcdp@gmail.com

Boa semana!

Prof. Thais


SEGUE ABAIXO AS CORREÇÕES REFERENTE AOS EXERCÍCIOS SOBRE AS FONTES HISTÓRICAS.

1.    Como você classificaria as fontes analisadas: escritas, não escritas ou orais?

R. As fontes são escritas

2.    Leia as entrevistas dadas pelas testemunhas ao jornal de Atiá.

a)   O que disse o aluno Felipe, que estava no local do acidente e viu tudo?

R. Um dos alunos, Felipe, estava bem perto do acontecido e disse à nossa equipe de reportagem que teve a impressão de que foi o motociclista que atropelou o carro, mas foram a moto e o motociclista, Romo Vika, que saíram mais prejudicados.

b)   Qual a interpretação do motorista envolvido no acidente.

R. O motorista, Jozi Colier, disse que estava chegando à escola, onde daria uma palestra sobre saúde bucal para alunos do oitavo ano. Quando estava procurando estacionamento, de repente ouviu um barulho e viu uma moto colidir com seu carro.

c)    O que disseram os bombeiros que prestaram socorro?

R. Os bombeiros chegaram rapidamente ao local e constataram que o motociclista tinha sofrido um desmaio antes da colisão e já o encaminharam para o hospital. “É... nós estamos acostumados a acidentes envolvendo motociclistas. Pela situação desse acidente, sabemos que o motociclista estava devagar e o motorista do carro também.

3.    Em seu diário, uma aluna faz um julgamento sobre o fato. Esse julgamento também poderia ser uma fonte?

R. Sim, embora carregado de impressões pessoais, tal julgamento trata-se de uma versão sobre o fato ocorrido.

4.    O que o boletim de ocorrência revela sobre o fato?

R. O boletim trata-se das informações mais precisas... O DECLARANTE INFORMA QUE UM MOTOCICLISTA, ROMO VIKA, BATEU EM SEU CARRO E CAIU NO CHÃO DEPOIS DO CONFRONTO. O DECLARANTE, ASSIM QUE PERCEBEU O MOTOCICLISTA NO CHÃO, IMEDIATAMENTE ACIONOU POR CELULAR A POLÍCIA E O CORPO DE BOMBEIROS PARA PRESTAÇÃO DE SOCORRO.

5.    Para um historiador, quais documentos são importantes? Por quê?

R. Todos os documentos são importantes para um historiador, pois, quanto mais informações e versões de um mesmo fato, mais fonte de informações ele terá.

6.    Qual a diferença entre a informação fornecida pelo diário e a fornecida pelo Boletim de Ocorrência?

R. O diário trata-se de um documento não oficial, o Boletim trata-se de uma fonte oficial de informações.

7.    Quais os cuidados que os historiadores devem ter com a análise das fontes?

R. O historiador precisa investigar todas as fontes a que tem acesso de forma profunda e completa, não se contentando com poucas informações, é preciso também comparar os fatos, buscar complementos e ser imparcial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8°ano - Arte - 12/11/24 - Logomarca

Oiiiii!!!!! Quando criamos uma logomarca, devemos levar em consideração o tipo de produto e o público alvo. A partir daí, criar o nome para ...