Olá alunos do 6° ano,
Essa semana vamos iniciar nossas revisões, o objetivo é revisarmos os principais pontos, dos principais temas estudados até aqui. Para isso vocês deverão rever os temas antes das nossas aulas online.
Apostila 1° bimestre:
Para a revisão de 3° feira - 21/07/20
Módulo 1: Histórias e origens
- Páginas 12, 13 e 18
Módulo 3: A ciência e a origem da humanidade
- Páginas 34, 35, 36 e 41
- Páginas 34, 35, 36 e 41
Para a revisão de 5° feira - 23/07/20
Módulo 4: Transformações: natureza, paisagem e sociedades
- Páginas 44, 46, 48, 49 e 50
Realizaremos atividades de fixação durante nossas aulas online (Google Formulário)
Realizaremos atividades de fixação durante nossas aulas online (Google Formulário)
*****************************************************
Correções:
Página 44:
Grifar na página 42 - A pólis grega
1. "Uma primeira característica desse modelo é a inexistência de uma autoridade central que domine as várias cidades de uma região. Desse modo, cada cidade de um território tem a possibilidade de organizar-se internamente e cuidar das suas questões públicas de forma independente."
"Assim, uma cidade-Estado envolve as áreas agrícolas, portos, aldeias e bosques que cercam uma área urbana, local onde vivem as principais autoridades da mesma."
2. As questões públicas serem decididas em reuniões entre os membros da comunidade.
3. Aqui vocês deverão fazer um desenho de como imaginam uma cidade-Estado, de acordo com a descrição do texto, ou seja, com os espaços urbanos, os portos, as aldeias e as áreas agrícolas.
- Segue uma ilustração de como seria Atenas:
Página 51:
1.
a) Os cônsules
b) Censores e questores
c) O pretor
d) O tribuno da plebe
e) O edil
f) ouvir os argumentos, aprovar, negar a proposta ou fazer recomendações.
2. Conforme expliquei, não era para fazer
3. No período monárquico havia uma oligarquia em que o poder ficava concentrado nas mãos dos patrícios. A partir do momento em que os plebeus começam a conquistar direitos, inclusive o de participar do exército e de se casar com patrícios, poderíamos pensar em uma democracia.
(NÃO SE PREOCUPEM, NA PRÓXIMA APOSTILA TRABALHAREMOS MELHOR CADA CONCEITO - aristocracia, democracia, oligarquia etc)
Página 54
Vocês deverão preencher a tabela
Monarquia | República | |
---|---|---|
Movimento da população | Época de formação - povoamento inicial | Expulsão dos etruscos e expansão do território |
Economia | Agrícola e pastoril | Agrícola e comercial |
Governo | Rei - era governante e chefe militar | Várias instâncias de governo |
Senado | Conselho de anciãos formado pelos chefes das famílias patrícias | Composto por 300 patrícios com mandato vitalício |
Assembleias | Formada por patrícios, que eram consultados sobre questões do governo | Assembleia Centuriata, formada com base no exército |
Grupos sociais | Patrícios, clientes e plebeus | Plebeus conquistam direitos e o cargo de tribuno da plebe; patrícios continuam sendo o grupo dominante e os clientes são ligados e eles |
Escravos | Pessoas endividadas e prisioneiros de guerra | Prisioneiros de guerra |
As tarefas 17, 18, 19 e 20 deverão ser realizadas e enviadas posteriormente, deixem essas tarefas prontas.
Boa Semana!
Prof. Thais
Fernando - OK
ResponderExcluir