Olá alunos,
Segue abaixo os conteúdos da nossa semana:
- Vídeo - Introdução: ↓
- Vídeo - Revisão: ↓
- CORREÇÕES: ↓
Página 32 e Tarefa 7
Burguesia: grupo social em ascensão,
colocava-se como representante do interesse geral da população. Os projetos
progressistas da burguesia encontravam apoio nas camadas populares. Buscava a
extinção dos privilégios concedidos ao Primeiro e ao Segundo Estado.
Camponeses: constituíam-se na maioria da
população francesa; almejavam a extinção dos privilégios e relações econômicas
feudais, que ainda vigoravam na França.
Sans-culottes: trabalhadores
urbanos e de manufaturas, artesãos, donos de pequenas oficinas. Defendiam a
igualdade de direitos, o direito ao trabalho e o fim de privilégios econômicos
dados a nobres e burgueses.
Elementos de comparação
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Revolução Inglesa
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Revolução Francesa
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Grupos sociais que participaram
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O rei, a nobreza, a burguesia e
as camadas populares.
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O rei, a nobreza, a burguesia e as
camadas populares.
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O papel do parlamento
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Limitava o poder do rei, era dividido
em duas câmaras e tinha a participação importante da burguesia.
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Antes da revolução, os Estados Gerais
eram conclamados apenas quando o rei precisava. Eram controlados pela nobreza
e pelo clero, pois o voto era por Estado. A burguesia tinha apenas um voto.
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Os interesses da burguesia
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Limitar o poder do rei, assegurando
suas vantagens, e diminuir cada vez mais o poder da nobreza.
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Desejava uma Constituição que
limitasse o poder do rei e da nobreza, assegurando vantagens para sua classe.
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Os interesses populares
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Estavam expressos por niveladores e
cavadores. Os primeiros defendiam ideias democráticas radicais; e o segundo
não reconhecia o direito a propriedade privada.
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Desejavam o fim dos privilégios da
nobreza e do clero e uma vida mais digna.
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Tarefa 7:
1. Tentativa de solucionar a crise político-econômica francesa, agravada
na segunda metade do século XVIII, bem como de conter as manifestações
populares contra a política absolutista do monarca.
2. O Terceiro Estado estava em clara desvantagem em relação ao clero e a
nobreza, ordens sociais francesas que certamente votariam de acordo com os
interesses do rei. O Terceiro Estado exigia o fim do voto por ordens e propunha
o estabelecimento do voto individual: a cada homem, um voto (por cabeça).
- Material - Covid-19: ↓
- Link da atividade a ser realizada: ↓
Grupo 1:
- ARTHUR
- GIOVANNI
- MIGUEL
- GABRIEL
- PEDRO
- TIKVA
- LUANNA
- IGOR
- IGOR
Grupo 2:
- BEATRIZ
- EDUARDO
- GABRIELA
- GEOVANNA
- MARIA CLARA
- LUCCA
- MARIAH
* Somente um integrante de cada grupo deverá finalizar as anotações e enviar o formulário (conversamos na live).
Entrega: dia 15/05/20
E-mail: thaismariano20@yahoo.com.br
Mariah Montez 8°ano, okk
ResponderExcluirGabriela Martinez 8º ano
ResponderExcluirBom dia, okay